Emissão de guias, protocolos e solicitações de serviços públicos: conheça os serviços da Praça do Cidadão
Setor da Prefeitura oferece aos munícipes serviços diversos; confira:

Foto: Isadora Brehmer/JP
A Praça do Cidadão é o local preparado para receber o munícipe que precisa tirar dúvidas, emitir guias, protocolos, e solicitações diversas.
Hoje, as principais demandas atendidas pela Praça do Cidadão são Emissão de Processo Digital, como protocolos direcionados às secretarias municipais e à Defesa Civil; Emissão de Guias Diversas (IPTU, ISS/Taxas e Receitas Diversas) e Notas Fiscais Avulsas; Solicitação de serviços (reparo de vias públicas, manutenção e iluminação pública); Encaminhamento de Pedidos de Eventos; Seplan Digital (aprovação de projetos e pedidos diversos relacionados a Secretaria de Planejamento); e esclarecimento de dúvidas diversas.
Os mesmos serviços também podem ser realizados no site da Prefeitura. “O contribuinte acessa o site, faz o seu cadastro e, assim, consegue registrar os protocolos que deseja, dos mesmos serviços oferecidos aqui, de forma presencial, oferecendo mais praticidade aos munícipes”, afirma a coordenadora da Praça do Cidadão, Vivien Volkmann.
Importante destacar que as solicitações para a realização de serviços públicos como patrolamento, consertos de iluminação pública, entre outros, podem ser feitos inicialmente na Praça do Cidadão, que irá registrar o protocolo e enviar para o setor responsável.

Foto: Isadora Brehmer/JP
A Praça do Cidadão da Prefeitura de Pomerode também é um Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal (PAV). “Este é um convênio que está sendo feito com alguns municípios, para que a população não precise ir a uma agência da Receita para resolver situações simples, como consulta de pendências, atualização do CPF, inscrição no CPF tanto para cidadãos nativos quanto para estrangeiros”, enumera a coordenadora.
Além do atendimento presencial e os serviços disponíveis pelo site da Prefeitura, o munícipe pode buscar atendimento pelo WhatsApp (confira o número abaixo). Por este canal, é possível solicitar os serviços públicos e tirar dúvidas. No caso das solicitações de serviços, a equipe abre a solicitação e encaminha o comprovante para o morador.
Canais de atendimento da praça do cidadão
- Pessoalmente na Sala Praça do Cidadão;
- Site: https://pomerode.atende.net/autoatendimento ;
- WhatsApp: (4) 99251-7632;
- Aplicativo, é o AtendeNet.
Horário de atendimento
Das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.