Embraer irá fabricar “carros voadores” no Brasil; veja onde será a primeira fábrica
O termo “carro voador” é usado para falar sobre a futura geração de veículos de transporte pessoal
Foto: Divulgação / Eve
A Embraer e a fabricante de aeronaves Eve Air Mobility irão construir “carros voadores” no Brasil. A primeira fábrica dos eVTOLs (sigla em inglês para veículo elétrico de pouco de decolagem vertical), será em Taubaté (SP).
O anúncio da fábrica foi feito na mesma data em que se comemoram os 150 anos do nascimento de Santos Dumont, no dia 20 de julho.
Segundo a Embraer, os carros voadores serão fabricados em uma unidade que já existe, em Taubaté, que será ampliada para receber a produção. A expectativa da empresa é que os primeiros modelos comecem a sair da fábrica em 2026.
No entanto, a ampliação da fábrica ainda precisa de aprovação final das autoridades, segundo a Embraer e a Eve.
Mesmo assim, as empresas informaram que já possuem uma carteira de encomendas de 2,8 mil eVTOLs, para 28 clientes operadores de helicópteros, companhias aéreas, empresas de leasing e plataformas e voos compartilhados.
Mas o que são os carros voadores?
O termo “carro voador” é usado para falar sobre a futura geração de veículos de transporte pessoal, desenvolvidos com tecnologia avançada, propulsão elétrica, automação e sistemas de gerenciamento de tráfego aéreo.
Seu principal objetivo é ser um meio de transporte em cidades, pensando também em diminuir o tráfego nas vias urbanas. Em resumo, os carros voadores seriam uma evolução dos automóveis.
Os eVTOLs devem ser mais eficientes, sustentáveis e silenciosos do que os helicópteros, com múltiplos rotores ou hélices, distribuídos na estrutura.
Desta forma, o voo seria mais estável e seguro, com muito menos ruídos.
Com informações de Portal G1 e Uol