Educação

Em prol do conhecimento

Na quinta e sexta-feira, dias 14 e 15 de junho, a equipe do Jornal de Pomerode esteve no SENAI Pomerode realizando palestras sobre o cotidiano do mundo jornalístico. O principal objetivo da palestra foi sanar as dúvidas dos alunos, para que eles pudessem fazer o seu próprio jornal na disciplina de Fundamentos da Comunicação Oral e Escrita.

1 de junho de 2015

Na quinta e sexta-feira, dias 14 e 15 de junho, a equipe do Jornal de Pomerode esteve no SENAI Pomerode realizando palestras sobre o cotidiano do mundo jornalístico. O principal objetivo da palestra foi sanar as dúvidas dos alunos, para que eles pudessem fazer o seu próprio jornal na disciplina de Fundamentos da Comunicação Oral e Escrita.
Além de temas como elaboração de matéria, diagramação e publicidade, a importância do trabalho em equipe e suas responsabilidades, foram assuntos abordados durante as palestras.
Foram três turmas dos cursos de Confeccionador de Moldes e Roupas, Eletricista de Instalações Industriais e Mecânico de Usinagem que receberam a palestra, totalizando quase 100 alunos, entre 14 e 17 anos. Os professores Antje Leni Brey Boddenberg e Leomar Besen foram os que acompanharam os alunos e responsáveis pela ida do JP ao SENAI.
A ideia surgiu através de uma sugestão da aluna Carolaine Geisler, durante a aula com a professora Antje. “A ideia surgiu na aula mesmo, pois a maioria não tem conhecimento de como funciona o jornal, nem eu mesma tinha esse conhecimento. Então eu pensei: como a gente está trabalhando com esse projeto de jornal, o próprio Jornal poderia vir aqui e explicar para a gente como funciona e como temos que prosseguir”, completou a aluna.
Cada turma deverá elaborar um jornal voltado para o seu curso. Essa atividade já aconteceu com outras turmas e seguirá fazendo parte do calendário escolar. No entanto, é a primeira vez que o Jornal participa da dinâmica. A professora responsável pela elaboração do jornal, Antje Boddenberg, ministra a aula de Fundamentos da Comunicação Oral e Escrita para as três turmas e deu a sua opinião sobre a importância dessa palestra. “Foi importante trazer para os alunos sobre como é a montagem do Jornal, as pesquisas como são feitas, a edição, pois eles estarão realizando a montagem de um jornal na nossa disciplina. Devido às turmas serem muito grandes, o jornal se disponibilizou a vir até aqui e agradecemos por isso”.
A quantidade de alunos deixou até quem fala demais com certa vergonha. Apenas no início, claro. Tudo foi transformado em uma conversa descontraída após as primeiras falas. Diante de todos os rostos interessados, pode-se notar a presença de rostos mais que especiais. Os alunos Ana Carolina Carvalho e Vilmar dos Ramos são alunos portadores de necessidades especiais que demonstraram interesse e acompanharam a palestra. Eles também participarão do jornal de seu curso. Vilmar é deficiente físico e Ana Carolina deficiente auditiva e mostraram que não há limitações para o conhecimento. A aluna Ana Carolina foi acompanhada durante toda a palestra, assim como nas aulas, pela intérprete de libras, Angélica da Rosa. A equipe JP agradece também a professora pela tradução e disseminação de nosso conhecimento.
O Professor Leomar Besen, que leciona Eletricidade e Eletrônica, também participou das palestras e as comentou. “Os profissionais que estiveram aqui mostraram as diversas formas de estar atendendo ao público e as abordagens, principalmente, que você tem que estar fazendo em todas as matérias que estão sendo destacadas. O profissionalismo que as pessoas devem ter para portar-se em diferentes situações e até mesmo quando você vai expor essa matéria no jornal, a forma com o qual você a faz”.
As palestras foram descontraídas, a fim de parecer um bate papo descontraído a uma aula de jornalismo. “Essa parceria é muito importante. Além de ser uma oportunidade da gente poder passar os nossos conhecimentos para os alunos”, completou Bob Gonçalves, redator de esportes do Jornal de Pomerode.
A equipe do JP que participou agradece a oportunidade e parabeniza a todos os alunos que participaram do evento. Queremos ver o jornal de vocês, hein?

A opinião de alguns alunos:
Débora Tayná
Guarnieri (Aluna do Curso de Confeccionador de Moldes e Roupas)
“Para nós foi importante, pois saberemos como fazer para que as pessoas se interessem pelo nosso jornal. E o que podemos colocar para chamar a atenção, que foto colocar. Se recebemos a ajuda de alguém, colocar o nome dessa pessoa, o depoimento dela. E colocar o que é mais importante, para que as pessoas saibam porquê a gente fez o jornal”.

Matheus Navarro Nienow (Aluno do Curso de Mecânico de Usinagem)
“Achei interessante, porque o pessoal do Jornal mostrou como é importante trabalhar em equipe, como cada um é importante para a conclusão do jornal. Sabendo que se um trabalho atrasa, vai refletir no atraso do trabalho todo”.

Carolaine Geisler (Aluna do Curso de Confeccionador de Moldes e Roupas)
“Primeiramente, o que nos acrescentou foi o trabalho em equipe, onde um atraso prejudica a equipe toda. E depois, não podemos abordar sempre o mesmo tema. Temos que ir atrás e buscar informações para atualizar e não ficar no mesmo ponto”.

Notícias relacionadas