Especiais

Em outubro, o Rosa tomará conta de Pomerode

Rede Feminina se prepara para a Campanha Outubro Rosa e para a comemoração de 24 anos de fundação

29 de setembro de 2024

Foto: Raphael Carrasco / JP

A partir do mês de outubro, Pomerode será tomada por cor-de-rosa, com o início de mais uma campanha Outubro Rosa, realizada pela Rede Feminina de Combate ao Câncer da cidade. As ações visam promover a conscientização a respeito da prevenção do câncer de mama e cólo de útero, com a realização de exames preventivos.

De acordo com dados da RFCC Pomerode, até o mês de julho deste ano, 113 pacientes recebiam o atendimento da Rede, em todas as fases do tratamento. Destes, 62 são mulheres que estão em tratamento do câncer de mama, especificamente, e o restante está combatendo outros tipos de câncer, sendo três homens entre os 51 demais pacientes.

Além disso, cerca de 500 mulheres utilizam os serviços da Rede Feminina, hoje, sem contar palestras e panfletagens.
Em relação aos pacientes em tratamento contra o câncer, eles são acolhidos inicialmente pela coordenação do Programa Vida Rosa. Os pacientes recebem visitas domiciliares e, nestas visitas, são constatadas as necessidades deste paciente, como cestas solidárias, fraldas, às vezes algum remédio, ou combustível.

“Também temos o grupo de apoio mensal, no qual os pacientes, acompanhantes e voluntárias se encontram e têm palestras, dinâmicas, troca de experiências, visando elevar a autoestima e dar uma nova abertura a estes pacientes. Eles também podem participar do Grupo de Trabalhos Manuais, cujo encontro é semanal, onde têm a chance de se aprimorar ou conhecer alguma habilidade manual, geralmente de artesanato”, enumera a presidente da RFCC Pomerode, Marineuza Henschel.

A Rede também oferece aulas de hidroginástica para pacientes, terapias integrativas e complementares, como Yoga, Reiki, Reflexologia Podal, Acupuntura, Auriculoterapia, Dança Circular, Aula de Dança em outros ritmos, bem como atendimento com psicóloga e nutricionista.

“As pacientes que realizaram a Mastectomia, são encaminhadas para o setor da Mastec, que faz trabalho com a luva de compressão para a drenagem linfática mecânica, feita por uma fisioterapeuta, que também dá orientações e passa exercícios específicos para a mulher mastectomizada, a fim de ajudar na melhora e na recuperação. Um homem, que teve outro tipo de câncer, também utiliza este serviço. São diversas opções que os pacientes podem escolher ou seguir a indicação para participar”, complementa Marineuza.

A Rede Feminina de Pomerode realiza exames preventivos, com a coleta para o Papanicolau, exame clínico das mamas, além de fornecer orientação para pacientes, tirando suas dúvidas com a enfermeira que integra a equipe da RFCC Pomerode. Quando um exame apresenta alteração, já é feito o encaminhamento da paciente ao médico do posto de saúde, para a realização da consulta.

Outro serviço diretamente ligado à prevenção é o projeto Ultrassom Rosa, uma parceria da Rede com o Hospital, no qual a RFCC custeia os exames de ultrassom bilateral de mama e ultrassom intravaginal para as mulheres que estão na fila eletiva pelo SUS, em Pomerode. Segundo a diretoria da RFCC Pomerode, a fila vem diminuindo cada vez mais, graças ao custeio destes exames e, desde o início do projeto, já foram promovidos mais de 300 exames de ultrassom, com ele.

Grupo de apoio mensal é um dos serviços da Rede Feminina de Pomerode. (Foto:Divulgação)

 

As pacientes também podem usufruir de alguns materiais doados ou emprestados pela Rede, que faz a doação de sutiã, pulseira de identificação pós-cirúrgica, bolsas para dreno, doação de prótese mamária artesanal, feita pelo setor de artesanato, doação de lenços, gorros e toucas, doação de braçadeiras e de almofada coração. Também é feito o empréstimo de perucas, para as pacientes que tiveram a queda de cabelo.

Além disso, para as pacientes e comunidade em geral, há o banco ortopédico. Por empréstimo, a Rede oferece andador, bengala, muleta, bengala quatro pontas, muleta axilar, bota ortopédica, cadeira de banho, cadeira de rodas, muletas canadenses e tipoias.

“Ainda, oferecemos palestras, mesas educativas, com todas as informações dos nossos serviços, panfletagens em empresas, escolas, supermercados, e no centro da cidade. Nos colocamos à disposição para orientação e informação, tanto na prevenção como apoio para os pacientes. Além disso, também temos o Selo Rosa 2024, projeto que reconhece as empresas pela parceria, tanto na sensibilização, como na conscientização para prevenção à saúde, pelo exame clínico das mamas e no exame Papanicolau”, reforça Marineuza.

 

A Campanha Outubro Rosa 2024

Neste ano, o lema da campanha Outubro Rosa 2024 é Prevenção é Cuidado. Segundo a RFCC Pomerode, a ideia nasceu do coração, simbolizada pelo laço que valoriza cada ato amoroso que temos conosco, nas ações do dia a dia.

“Cuidar de si é um gesto de amor e responsabilidade, refletindo-se na saúde e bem-estar. A prevenção é o caminho para uma vida plena, onde cada pequeno cuidado faz uma grande diferença. Adotar esse lema é transformar cada atitude em um ato carinhoso consigo mesmo”, afirma a presidente.

As camisetas alusivas à Campanha já estão sendo comercializadas, com a novidade dos tamanhos infantis. Os valores das camisetas são: do tamanho 4 ao 10 R$ 25; e 12 ao EGG, R$ 35 (pontos de venda podem ser consultados nas redes sociais da RFCC, além de brechó e recepção da própria Rede).

Também já existem ações programadas para o mês de outubro, começando com o encontro do Grupo de Apoio e Trabalhos manuais, com pacientes e voluntárias, no dia 1º, no auditório da Rede, às 14h. A abertura oficial da campanha será nesta terça-feira (1º), às 19h, na sede da RFCC, com o acendimento das luzes cor-de-rosa.

No dia 09, às 19h, será realizada a palestra com a Dra. Natália Stasaitis, especialista em fisioterapia pélvica. Tema: Saúde Íntima e fisioterapia pélvica: uma abordagem abrangente, o que eu preciso saber, na Câmara de Vereadores.

No dia 15 haverá um ensaio fotográfico com as pacientes, no Auditório da Rede Feminina, às 18h. Na mesma semana, no dia 19, será o dia Pomerode Veste Rosa, acompanhado da Caminhada alusiva à campanha, que terá início às 10h, com saída em frente à sede da RFCC Pomerode.

No dia 31, será realizada a comemoração dos 24 anos de fundação da Rede Feminina, com juramento de nove voluntárias que completam um ano de serviço voluntário na rede

“A Campanha é super necessária a cada ano, para cada vez mais sensibilizar mais mulheres a se cuidarem, a fazerem seus exames preventivos, para que, se houver um diagnóstico, ele seja obtido de forma precoce. Com o diagnóstico precoce, os índices de cura são maiores e a recuperação é melhor e pensando nisso, nos motivamos a fazer as campanhas, em especial o outubro rosa, para cada mulher olhar para si e tenha o cuidado e a prevenção todos os anos. Gostaria de agradecer a todas as voluntárias e colaboradoras, desde a nossa fundação, em 2000, por sempre estarem 100% dedicadas à nossa missão, além de todos que nos apoiam e acreditam no nosso propósito, que é o cuidado com cada um nós. Fazemos o que nós fazemos, graças ao apoio de todos no nosso trabalho”, finaliza Marineuza.

Notícias relacionadas