Turismo

Em busca de conhecimento e inspirações

Associação Rota do Enxaimel realiza visita técnica a Bento Gonçalves (RS).

23 de setembro de 2021

Entre os dias 19 e 21 de setembro, a Associação Rota do Enxaimel, em parceria com o Sebrae, promoveu uma visita técnica à rota Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves (RS), e ao roteiro histórico de Garibaldi. Além de associados da entidade, a participação foi aberta a outros moradores da Rota do Enxaimel interessados em atuar no turismo. Também participaram representantes da Rota do Imigrante, Rota Raízes Germânicas e Rota Liebestal, além de duas profissionais do Sebrae.

O objetivo principal da visita foi conhecer um roteiro histórico e cultural bem-sucedido e maduro, que tem muitas semelhanças com a Rota do Enxaimel. O presidente da entidade, Rogério Siewert, comenta que “eles têm a imigração italiana, nós temos a pomerana; eles têm as casas de pedra, nós as construções em enxaimel; ambos têm gastronomia típica e produtos locais, e ambas as regiões são muito bonitas e com diversos atrativos.”

A visita demostrou o potencial da localidade em Pomerode, para gerar mais desenvolvimento econômico para a Rota e para Pomerode, e sustentação para a preservação cultural e histórica.

 

Foto: Divulgação


 

Além de visita em diversos atrativos turísticos, houve, também, reunião com a empresária Maristela Lerin, presidente da Associação dos Caminhos de Pedra e proprietária da Casa do Tomate, que explicou o funcionamento da entidade, como se desenvolveram e as principais dificuldades encontradas.

Os participantes trouxeram na mala muitas inspirações e ideias, que devem contribuir para o desenvolvimento da atividade turística da Rota do Enxaimel.

A consultora do Sebrae, Luciana Thomé, ressalta a importância do trabalho. “O grupo da Associação Rota do Enxaimel tem muito potencial de desenvolvimento e viram nos Caminhos de Pedra que a união e o trabalho em conjunto, com diálogo e parceria de todos é fundamental para o sucesso do destino”.

 

Foto: Divulgação


 

Tags:

Notícias relacionadas