Comunidade

Em apenas uma semana, hospital de Pomerode realiza quatro transplantes de córnea

Procedimentos incluíram dois pacientes de 45 e 55 anos, realizados em um dia, seguidos por uma paciente de 67 anos e um paciente de 70 anos no dia seguinte

25 de setembro de 2024

Foto: Leticia Venera/Assessoria HMRT

Com a primeira cirurgia de transplante de córnea realizada em um paciente de 71 anos, em 04 de abril de 2024, o Hospital e Maternidade Rio do Testo retomou a sua vocação na área de cirurgia oftalmológica nesse mês de setembro.

A oftalmologista Dra. Larissa Koerich Linzmeyer, a anestesista Dra. Talita Vieira e a equipe de técnicos e enfermeiros do HMRT realizaram com sucesso quatro transplantes de córnea em uma única semana. Os procedimentos incluíram dois pacientes de 45 e 55 anos, realizados em um dia, seguidos por uma paciente de 67 anos e um paciente de 70 anos no dia seguinte.

Segundo a Dra. Larissa o transplante de córnea é indicado para substituir a córnea doente por outra saudável obtida de um doador. Ela explica: “A doação de órgãos e tecidos para transplante é um ato nobre que pode devolver a qualidade de vida a quem está na fila de espera, ansioso por uma oportunidade de melhoria, ou uma nova chance de vida.”

Foto: Leticia Venera/Assessoria HMRT

E a Dra. Larissa acrescenta: “Durante a cirurgia de transplante de córnea, um microscópio cirúrgico é essencial. O procedimento dura em torno de 1h a 1h30, sendo que o paciente pode receber alta no mesmo dia.”

Os pacientes geralmente percebem melhorias na visão em poucos dias e podem retornar às suas atividades normais após um período de recuperação, que varia conforme o caso.

A equipe de transplantes do HMRT planeja realizar cirurgias de transplante de córnea mensalmente, sempre respeitando a fila de espera, regulamentada pela SC Transplantes, e a disponibilidade de córneas, que depende da autorização das famílias dos doadores falecidos.

Foto: Leticia Venera/Assessoria HMRT

Para a Diretora Executiva – Daiane Uller, oferecer este serviço a todo o Estado de Santa Catarina é uma grande conquista. Anteriormente, os cidadãos de Pomerode precisavam se deslocar para outras cidades para entrar na fila de espera para um transplante de córnea, agora podem ser atendidos na própria cidade. E com isso, objetivando cumprir a missão de prestar assistência em saúde de forma humanizada e segura, buscando a qualidade de vida.

Notícias relacionadas