Esporte

Do lugar mais alto do pódio, observando a etapa nacional

Dupla de Vôlei de areia de Pomerode, recém campeã dos Jesc, fala sobre a rotina de treinos e as expectativas para o nacional, em João Pessoa

12 de outubro de 2024

Foto: Raphael Carrasco / JP

Uma conquista recente que resultou na vaga para os Jogos Escolares da Juventude. A dupla de jovens João Vitor Gonçalves e Alan Rauh Hornburg representaram Pomerode na etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) e após grandes jogos e vitórias, subiram no lugar mais alto do pódio, sendo campeões da modalidade, na categoria 15 a 17 anos, que foi realizada em Timbó, no mês de agosto.

Esta é uma conquista importante para a cidade, já que o último título do vôlei de areia foi no ano de 2019, quando a dupla Dandara e Maria Vitória levou o ouro nos Jesc.

Agora, os jovens pomerodenses terão, em suas mãos, uma grande oportunidade de representar Pomerode a nível nacional, no mês de novembro, em João Pessoa. E você sabia que tanto Alan como João começaram a sua jornada esportiva no futebol? Pois é…

João começou no futebol de campo, sendo goleiro. Quando veio a pandemia, decidiu se ausentar dos gramados, já que os treinos acabaram sendo suspensos por conta da situação da Covid-19. Como seu irmão jogava vôlei e de vez em quando jogavam apenas de “brincadeira”, João contou com a insistência de seu irmão que falava, frequentemente, para ele iniciar os treinos no vôlei, já que tinha jeito para tal. “Como eu já era goleiro, estava acostumado a ‘me jogar’ na grama (risos). Aí, em conversa com o professor de educação física, ele perguntou se eu não queria começar a treinar o vôlei e então dei início à modalidade. E agora, estou aí até hoje!”, conta o jovem.

Situação parecida aconteceu com Alan, que também começou no esporte, através do futebol, jogando na linha. Ele também já tinha um contato prévio com o vôlei por influência familiar e praticava também na escola, em alguns campeonatos locais. Ele também recebeu um convite de seu professor de educação física e passou a treinar junto com o professor Maneca, a modalidade.

“Foi algo assim muito rápido. Eu sempre gostei de praticar vários esportes, porém, no vôlei de areia encontrei na modalidade um talento. Com isso, comecei a gostar ainda mais de treinar e praticar e isto me incentivou ainda mais a participar de campeonatos em dupla”, relata.

A dupla já se conhece de longa data, já que estudavam juntos no Ensino Fundamental. Por terem a mesma idade, ambos jogam na mesma categoria e durante as aulas de educação física sempre procuraram jogar juntos e enxergaram um entrosamento que poderia render bons frutos, no futuro. Em 2021, começou a jornada da dupla e que intensificou ainda mais os treinos. Os treinamentos são feitos três vezes por semana, no fim da tarde, acompanhados dos professores Maneca e Menegaz.

E, foi por conta do vôlei que a dupla conseguiu uma bolsa de estudos no Doutor Blumenau, onde hoje, estão cursando o terceiro ano do ensino médio. E foi no Doutor que vieram as primeiras conquistas. No ano passado, João e Alan ficaram em terceiro lugar na etapa estadual dos Jogos Escolares de SC, dando uma prévia do que viria no futuro.

Foto: Divulgação

 

Neste ano, veio o desafio de representar Pomerode nos Jesc, em busca de uma vaga para o nacional, em João Pessoa. No caminho até o lugar mais alto do pódio, a dupla pomerodense, venceu as equipes de Santo Amaro do Imperatriz, Timbó, Piçarras e enfrentou na grande final, a dupla de Jaraguá do Sul. Em todos os jogos, os atletas não perderam nenhum set.

No último jogo, João e Alan venceram por 2 sets a 0 e foram campeões da modalidade, garantindo a tão desejada vaga para os Jogos Escolares da Juventude. Eles contam que as expectativas são grandes e da responsabilidade em representar Pomerode no cenário brasileiro.

“A gente está muito confiante. Algumas duplas, que podemos jogar contra, até já conhecemos. Mas há algumas que nunca tivemos contato. Daqui para frente é continuar focados, em mente de que nada será fácil. Vamos seguir treinando e nos aprimorando ainda mais, sem perder, também, o foco nos estudos, já que, este ano, também nos formamos no ensino médio. 2024 está sendo agitado e estamos com muita confiança e motivação para representar Pomerode, nos Jogos da Juventude”, conta.

A professora Duda Barth, que acompanha os alunos nas competições e é professora de educação física do Colégio Doutor Blumenau, fala da importância do esporte na vida dos jovens atletas e também das conquistas recentes da dupla.

“É uma característica do colégio, educar as crianças para serem cidadãos. O esporte tem muito disso, a disciplina, respeito ao próximo, comprometimento. A escola trabalha isso nas disciplinas, tudo anda muito em conjunto. Essa parceria entre colégio e esporte já vem de muito tempo, então, dar oportunidades através de bolsas, faz com que possamos incentivar o esporte. E, eles também estão levando o nome do Doutor para as competições, representando a cidade como um todo. São outras modalidades que a gente abraça, inclusive, os meninos participaram do Handebol e do Vôlei de quadra, fazendo que possamos ter mais visibilidade no cenário escolar estadual”, conta.

Duda também aproveita para fazer um agradecimento à equipe da comissão técnica que é responsável pelos treinamentos da dupla.

“Gostaria de agradecer ao Colégio, que sempre nos apoia em todos os momentos, a equipe técnica do CT Vôlei de Praia de Pomerode, que faz toda a preparação física e técnica dos meninos e está sempre buscando bons resultados e formar novos atletas. É um trabalho que merece todo o reconhecimento”, finaliza.

Notícias relacionadas