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Dicas para se proteger do Smishing: o golpe virtual para o roubo de dados via SMS

Saiba como se proteger dos golpistas que roubam dados pessoais enviando mensagens de texto via SMS

17 de agosto de 2022

Foto: Raphael Carrasco/JP

Frequentemente surgem novos termos para descrever tentativas de golpe no mundo digital, e Smishing é o mais recente deles. Trata-se de uma prática que visa obter de forma fraudulenta dados de pessoas físicas por meio de mensagens de SMS.

O termo “Smishing” é uma junção das palavras “SMS” e “Phishing”, variação do inglês “fishing” (ato de pescar). Logo abaixo, entenda como funciona o golpe, com as dicas divulgadas pelo Serasa.

Diferenças entre smishing e phishing

Entre as informações mais visadas pelos dois golpes estão os números de CPF e RG e cartões de crédito, além das senhas e login de e-mail. No phishing, os criminosos instalam softwares maliciosos (malwares) nos dispositivos das vítimas para obter dados.

Já no smishing, o golpe é aplicado por meio de mensagens de texto enviadas para o celular da vítima por meio de SMS ou aplicativos de bate papo. Basta um clique para que o ataque seja bem-sucedido. Assim como o pishing, o smishing também pode ser instalado em outros dispositivos como tablets e computadores, acessando aplicativos de bancos e outros dados importantes e sigilosos.

Saiba como é aplicado o smishing

  1. Os fraudadores enviam mensagens via SMS ou aplicativos de conversa, oferecendo serviços financeiros como quitação de dívidas, bônus em carteiras digitais ou solicitação de pagamentos.
  2. As mensagens apresentam links ou redirecionam a vítima para um chat.
  3. Ao clicar no link ou participar da conversa, a vítima tem os dados pessoais roubados.
  4. Para parecer confiável e obter pagamentos ou transferências, o criminoso apresenta algum dado sigiloso da vítima, como valor de uma dívida ou número de documento.
  5. Geralmente, os golpistas se passam por funcionários de grandes empresas, entre elas a Serasa, e usam técnicas de convencimento para extrair os dados pessoais.

Reconheça as mensagens de smishing

  1. Mensagens sensacionalistas ou apelativas com o objetivo de despertar medo ou curiosidade da vítima.
  2. Apelo emocional para fazer a vítima clicar nos links e baixar anexos fraudulentos.
  3. Uso de frases de urgência como “faça o pagamento hoje para não perder o acesso a sua conta”, “empréstimo com juros de 1% apenas para os 50 primeiros que clicarem”.

Cinco dicas da Serasa para evitar o smishing

A Serasa orienta o consumidor a desconfiar de mensagens vindas de desconhecidos, especialmente com links ou solicitação de pagamentos. Conheça as cinco principais dicas para não cair no golpe:
  1. Ao receber um SMS, verifique se a mensagem é de alguma empresa com a qual você se relaciona e se você já esperava receber contato sobre o assunto.
  2. Não use aplicativos do banco ou cartão de crédito em redes públicas de internet.
  3. Não clique em links e nem abra anexos recebidos por SMS de origem suspeita.
  4. Não envie dados pessoais por SMS ou WhatsApp quando solicitados.
  5. Nunca poste dados pessoais em redes sociais.

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