Dia Mundial dos Oceanos: veja curiosidades sobre suas profundezas
Celebrar esta data é uma oportunidade para refletirmos sobre a importância do oceano, como melhor entendê-lo e como interagir com ele de uma forma sustentável

Foto: Divulgação
O Dia Mundial dos Oceanos, celebrado no dia 8 de junho de cada ano, foi oficialmente estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2008, porém sua proposta ocorreu em 1992 durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro.
Celebrar esta data é uma oportunidade para refletirmos sobre a importância do oceano, como melhor entendê-lo e como interagir com ele de uma forma sustentável.
O nosso planeta possui cinco oceanos, que são separados por suas características geográficas ou propriedades físicas, sendo eles os oceanos Atlântico, Pacífico, Índico, Ártico e Antártico, esse último também conhecido como Oceano Austral ou Oceano Sul. Apesar desta divisão, na verdade o oceano é um só, pois, todos os oceanos citados tem comunicação entre si.
E para celebrar este dia tão importante, separamos algumas curiosidade sobre os oceanos. Veja abaixo:
O azul dos oceanos
A cor azul dos oceanos é resultado da absorção dos comprimentos de onda das cores vermelha e laranja do sol pela superfície, enquanto os comprimentos de onda azul penetram mais profundamente. Assim, a tonalidade azul predomina. Como esses comprimentos de onda conseguem viajar a profundidades maiores, quanto mais fundo você estiver no oceano, mais azul ele parecerá.
Mas por que a água em um copo não exibe essa tonalidade azul quando você está ao ar livre? Isso ocorre porque não há moléculas de água suficientes para absorver a luz e refletir a cor azul de maneira perceptível.
Contaminação do plástico
Com mais de 7 milhões de toneladas de plástico despejadas nos oceanos a cada ano, é inevitável que uma parte significativa acabe se tornando uma indesejável adição à dieta dos peixes. Para os peixes que habitam o norte do Pacífico, pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Diego, estimaram que consomem entre 12.000 e 24.000 toneladas de plástico anualmente. É necessário proteger nossos oceanos, evitando a contaminação por resíduos plásticos.
Uma enorme ilha de lixo flutuante no Pacífico, que tem três vezes o tamanho da França, representa o maior depósito de lixo oceânico do mundo, contendo 1,8 trilhão de pedaços de plástico flutuantes. Esta ilha, situada entre a Califórnia e o Havaí, é responsável pela morte de milhares de animais marinhos a cada ano.
Os tsunamis
Quando as ondas alcançam águas rasas próximas à costa, a energia que normalmente se dispersaria se eleva, causando o alongamento da onda. Um terremoto e deslizamento de terra ocorridos em 1958, no Alasca, resultaram em um tsunami de 30 metros de altura, devastando toda a vegetação até 524 metros da costa, sendo esse o maior tsunami já registrado. Tsunamis podem ser causados pelo deslocamento de uma falha no fundo do oceano, uma erupção vulcânica ou até mesmo pelo impacto de um meteorito, que transfere ondas de choque para a água, formando grandes ondas.