Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente: Pomerode aposta no desenvolvimento sustentável para os próximos anos

Por meio do Programa Municipal de Educação Ambiental (Promea), são realizadas diversas ações que promovem desenvolvimento sustentável e conscientizam sobre o cuidado com o meio ambiente, na cidade

5 de junho de 2024

Foto: Divulgação / Promea

Pensando no cuidado com o meio ambiente, a curto, médio e longo prazo, Pomerode instituiu a Política Municipal de Educação Ambiental em 2020 e desde lá um grupo de voluntários de vários setores do município trabalham em prol da sustentabilidade.

O Grupo Intersetorial de Educação Ambiental é formado por entidades públicas e privadas e trabalha no projeto Pomerode Sustentável, do Programa Municipal de Educação Ambiental (Promea), que visa promover ações de conscientização sobre o meio ambiente, além de projetos práticos que impactam na preservação ambiental.

Pensando neste aspecto a médio e longo prazo, o Promea desenvolve ações em Pomerode, sendo as principais:

– Formação Continuada de Educação Ambiental, para servidores públicos, com o intuito de formar multiplicadores;

– Programa Vale Recicilar, que incentiva e promove a coleta seletiva de resíduos sólidos;

– Ações específicas no Dia Mundial da Água, Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia Mundial da Limpeza;

– Compostagem nas escolas e CEIs, onde todo resíduo orgânico gerado é transformado em adubo e utilizado nas hortas escolares;

– Junho Verde é um mês dedicado para divulgar as ações de sustentabilidade desenvolvidas em toda cidade;

– Programa Vale Plantar, com o objetivo de recuperar áreas degradadas com o plantio de árvores.

Este Programa, inclusive, segue em andamento na cidade e pode ser acompanhado pela população, clicando aqui. Segundo o “arvorômetro”, a meta do Vale Plantar é realizar o plantio de 34.561 árvores e, até o momento, já foram plantadas 21.821 árvores em Pomerode, alcançando 63% da meta.

Para Mayra Trierveiler Rego, coordenadora do GIEA, o meio ambiente já é uma preocupação nas ações de desenvolvimento da cidade e precisa ser desta forma. “Não tem como pensar em desenvolvimento e não falar de meio ambiente, está tudo interligado. As novas ocupações dependem de licenças ambientais, respeitando as Áreas de Preservação Permanente (APP)”, afirma.

Ainda, há a atenção especial às crianças e jovens, que aprendem desde cedo a praticar ações simples que contribuem para o meio ambiente, para transformar tais ações em hábitos. Nas escolas são trabalhados temas e conhecimentos como a gestão de resíduos sólidos, com o Programa Vale Reciclar e o Programa de Compostagem.

Mayra reforça que, a sustentabilidade é um tema que não pode mais ser deixado para o futuro, e sim ser uma discussão presente todos os dias.

“Muito se falava que devemos cuidar do meio ambiente para as futuras gerações. Na verdade, esse cuidado é agora, no presente. Estamos vivenciando cada dia mais eventos extremos, com ocorrências de fortes alagamentos ou de estiagem, em locais que antes não ocorria. A sustentabilidade tem que estar presente em todas as discussões, planejamento e desenvolvimento da cidade”, enaltece.

Notícias relacionadas