Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza é neste sábado (13), em Pomerode
Além da imunização contra a Influenza, também acontece a IV Mobilização Estadual Contra o Tétano
Foto: Ricardo Trida / SECOM
Neste sábado, 13 de abril, a Prefeitura de Pomerode, por meio da Secretaria de Saúde, promove o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza e a IV Mobilização Estadual Contra o Tétano. Todas as Unidades de Saúde, exceto a Unidade Sanitária Prefeito Alwin Klotz, estarão abertas das 8h às 17h, imunizando a população.
Além da vacinação contra a Influenza, todas as outras vacinas do calendário vacinal estarão disponíveis neste sábado. “Independentemente da faixa etária, é muito importante que a população procure a Unidade de Saúde do bairro para avaliar e, se necessário, completar o esquema vacinal. É crucial manter o calendário vacinal atualizado para evitar complicações das doenças”, explica a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Simone Steffens.
Para receber a imunização, é necessário levar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação.
O período de vacinação começou em 25 de março e continuará até 31 de maio, em todas as Unidades de Saúde do município, exceto na Unidade Sanitária Prefeito Alwin Klotz. O horário de atendimento é das 7h às 11h45min e das 13h às 15h45min, de segunda a sexta-feira, com exceção da ESF Ricardo Jung, que atenderá até às 19h30min os pacientes daquela unidade.
Podem receber a vacina crianças de seis meses a menores de seis anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores dos ensinos básico e superior, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e de salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade), pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso), trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
A Campanha de Vacinação contra a Influenza visa fortalecer a imunidade da comunidade e reduzir o impacto das doenças respiratórias nesta temporada. “Vacinar-se contra a influenza é uma atitude de cuidado consigo mesmo e com os outros. É uma forma eficaz de prevenir a gripe e suas complicações, especialmente em grupos mais vulneráveis. Contamos com a colaboração de todos os pomerodenses”, reforça a Secretária de Saúde, Lígia Hoepfner.