Dezembro e janeiro: meses de trabalho e crescimento em setores da economia pomerodense
O último mês de 2023 e o primeiro de 2024 devem ser de muito trabalho para comércio e serviços ligados à Festa Pomerana
Foto: Isadora Brehmer / JP
Os últimos meses do ano e o primeiro mês do próximo já são movimentados para diversos setores, em Pomerode, com o Natal, em dezembro e a Festa Pomerana, em janeiro.
Para o comércio, em Pomerode, o mês de dezembro é cheio de expectativas, já que é o Natal é considerado uma das melhores datas do ano para o setor. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o setor aposta em crescimento das Vendas do Natal.
O otimismo vem alicerçado pelo crescimento do varejo, que teve alta mensal de 0,6% em setembro, fechando o terceiro trimestre do ano com uma alta de 1,3%, em relação ao trimestre anterior, o maior avanço para o período desde o terceiro trimestre de 2020 (+8,5%), quando o setor se reerguia das perdas da pandemia. Segundo a CNC, o setor de vestuário, calçados e acessórios deve puxar as vendas para cima, com alta de 12,1% nas vendas natalinas, já descontando a inflação.
Se a expectativa de 5,6% de aumento nas vendas se confirmar, seria o maior avanço desde 2013, quando o crescimento foi de 4,9%. “A alta expectativa também se reflete em Pomerode e o nosso comércio tem a expectativa que, neste fim de ano, consiga vender mais do que no ano anterior. O Natal, em si, é a melhor data do comércio. Temos crescimento das vendas na cidade, a partir de uma movimentação maior no fim do ano, com férias, 1/3 salário e mais dinheiro circulando mercado”, afirma o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pomerode (CDL), Alexandre Grützmacher.
O presidente da entidade reforça, ainda, que Pomerode tem cada vez mais entendimento de movimentação relacionada ao turismo, que gera mais vendas, mais contratações, o que deixa a economia aquecida, cenário que começa no Natal e se estende em janeiro, com a Festa Pomerana.
“Também temos Campanha Natal Premiado, que impacta positivamente nas vendas do comerciante pomerodense, principalmente pelo marketing que atrai mais consumidores. Além de atrair clientes, a promoção torna possível que clientes contemplados retornem ao comércio, já que os ganhadores recebem vale-compras, para serem utilizados em nosso comércio, que tem grande diversidade de estabelecimentos, supermercado, posto combustível, material construção, vestuário, papelaria, entre outros segmentos”, destaca Grützmacher.
E pensando em janeiro, na Festa Pomerana, a boa expectativa do comércio está diretamente ligada ao turismo e o setor precisa estar atento a este público, para aproveitar sua vinda a Pomerode.
“A Festa Pomerana é muito bem vinda, pois traz público para a cidade. O turista vem para a cidade em busca de lazer, gastronomia, mas também vem para comprar. Por isso, nosso comércio precisa estar atento para atender bem este público, e desta forma, fazer com que ele consuma na cidade. O comércio de Pomerode cada vez mais fortalecido, mais qualificado, diversificado, com mais qualidade e bons preços, isso faz com que os próximos meses tenham perspectiva de crescimento. Dezembro e janeiro devem ser meses bem fortes para o comércio, especialmente para o comércio local”, destaca.
Outro setor que está ansioso pelos próximos meses é o artesanato. A presidente da Associação de Artesãos de Pomerode, Dirce Goede, afirma que a preparação para o Natal começa cedo e, por volta dos meses de setembro e outubro, já é possível encontrar produtos e decorações natalinos na loja Handgemacht.
“Os artesãos trabalham em cima do Natal, com decorações e bolachas pintadas, por exemplo. A data não é tão forte quanto a Páscoa, mas o Natal é sim importante para nós, também, em terceiro lugar. Em primeiro temos a Osterfest, depois as épocas de festas típicas, como Oktoberfest e Festa Pomerana, e então vem o Natal”, afirma.
Nos últimos meses, segundo a presidente, houve uma queda nas vendas devido às enchentes, portanto o fluxo de pessoas ainda não está tão grande quanto no ano passado. “Mas para o Natal esperamos um incremento nas vendas e estamos participando da Weihnachsfest, no Centro Cultural. Além disso, nossos associados que trabalham com itens típicos já começam a se preparar mais para a Pomerana, até porque muitos visitantes procuram alguma lembrança da cidade, e o artesanato é uma excelente opção”, destaca Dirce.
A presidente da Associação também destaca a importância de um calendário de eventos tão vasto quanto o de Pomerode, para diversos setores da economia, inclusive o artesanato.
“É muito importante termos um calendário com tantos eventos na cidade, pois gera crescimento para a economia local, com hotelaria, restaurantes, e lojas, inclusive o artesanato, que representa um completo importante da renda para os artesãos. Faz a economia girar e é muito importante”, frisa.
E falando em calendário de eventos, há empreendedores na cidade que já estão de olho em janeiro de 2024, como é o caso de Maria Odete Turinelli, proprietária e estilista da München Trajes Típicos.
Para a empreendedora, já houve crescimento das vendas no período antes da Oktoberfest, que superou as expectativas, inclusive. E agora, em dezembro, vem muito trabalho pela frente, pensando na Festa Pomerana de 2024. “Estamos em um período muito incerto, porém também estamos a mil repondo nosso estoque para a Festa Pomerana e atendendo aos pedidos sob encomenda. O período das festas de outubro e agora o fim do ano, pensando na Festa Pomerana é de total importância, pois é um período de maior demanda. Porém, graças a Deus, temos demanda para ano inteiro”, afirma Maria Odete.
E para quem ainda não se preparou, com seu traje, ainda é possível fazer uma encomenda, com a München, mas que é preciso se apressar. “Queremos agradecer a todos clientes por sempre confiar em nosso trabalho e dedicação, e esperamos uma visita em nosso estande na Festa Pomerana”, finaliza.