Tecnologia

Desvendando as desvantagens de comprar seguidores no Instagram e como identificar perfis suspeitos

Compra de seguidores pode ser uma estratégia que promete uma rápida expansão do público, mas que traz consigo uma série de desvantagens e riscos

12 de fevereiro de 2024

Foto: Envato Elements

Nos últimos anos, a crescente busca por visibilidade nas redes sociais tem levado muitos usuários do Instagram a recorrerem a métodos duvidosos para aumentar seu número de seguidores.

Uma prática cada vez mais comum é a compra de seguidores, uma estratégia que promete uma rápida expansão do público, mas que traz consigo uma série de desvantagens e riscos.

Desvantagens de comprar seguidores:

Engajamento falso – Os seguidores comprados geralmente são contas falsas ou inativas, o que significa que não interagem com o conteúdo do perfil. Isso resulta em baixo engajamento nas publicações, o que pode prejudicar a autenticidade e credibilidade do perfil.

Algoritmo do Instagram – A plataforma utiliza algoritmos para determinar a relevância do conteúdo e a distribuição nas timelines dos usuários. Perfis com alto número de seguidores, mas baixo engajamento, são considerados menos relevantes pelo algoritmo, o que pode resultar em menor visibilidade orgânica.

Risco de penalidades –  O Instagram desencoraja fortemente a prática de comprar seguidores e pode penalizar os usuários que são pegos fazendo isso. Isso pode resultar em restrições na conta, como a remoção de seguidores falsos ou até mesmo o banimento permanente do perfil.

Danos à credibilidade – A compra de seguidores pode prejudicar a reputação e credibilidade do perfil. Os seguidores reais podem perceber a falta de interação genuína e questionar a autenticidade do perfil, o que pode afetar a confiança e o relacionamento com a audiência.

Como identificar perfis que compraram seguidores

Padrões de Engajamento Irregulares – Perfis com um número significativo de seguidores, mas com baixo engajamento em suas postagens, como poucos likes, comentários ou compartilhamentos, podem levantar suspeitas.

Seguidores sem fotos ou atividades – Muitos seguidores sem fotos de perfil ou atividades recentes podem indicar contas falsas ou inativas.

Variação repentina no número de seguidores – Um aumento repentino e significativo no número de seguidores sem uma justificativa clara, como uma campanha promocional ou viral, pode ser um sinal de compra de seguidores.

Perfil sem conteúdo relevante – Perfis com um grande número de seguidores, mas com pouco ou nenhum conteúdo relevante, também podem indicar a compra de seguidores para aumentar artificialmente a popularidade.

Verificação de ferramentas especializadas – Existem várias ferramentas online que permitem verificar a autenticidade de seguidores, como o Social Blade ou o HypeAuditor. Essas ferramentas analisam o perfil em busca de padrões suspeitos e podem fornecer insights sobre a autenticidade da audiência

Notícias relacionadas