País

Deputado Gilson Marques cobra Governo Lula sobre a vacina contra a dengue

O deputado Gilson Marques (NOVO-SC) protocolou um requerimento de informação para a Ministra da Saúde Nísia Trindade

4 de julho de 2023

Foto: Rayan Ribeiro / Câmara dos Deputados

Nesta semana, o deputado Gilson Marques (NOVO-SC) protocolou um requerimento de informação para a Ministra da Saúde Nísia Trindade pedindo esclarecimentos em relação à decisão do governo de não comprar vacinas contra a dengue.

Em reportagem ao jornal O Globo, o secretário de ciência, tecnologia e inovação do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, tornou pública a intenção do Governo Lula em não adquirir imunizantes privados, já autorizados pela ANVISA, para uso no Brasil.

Segundo o secretário, a ideia é aguardar a produção de uma vacina nacional para a dengue pelo Instituto Butantã que deve ficar disponível somente em 2025.

A dengue é um problema sério de saúde pública já há muitos anos em todo o Brasil. Somente em 2023, já foram registrados mais de 1 milhão de casos, acarretando em lotação nos hospitais em vários estados, a exemplo de Santa Catarina.

“Se já existe uma vacina autorizada contra a dengue, por que esperar uma fabricada no Brasil? Não consigo entender essa lógica. Será que vamos esperar as pessoas morrerem e a saúde pública virar um caos para essa implantação? Este é um caso urgente no país. A vacina é essencial para evitar as mortes”, disse Gilson.

O requerimento segue para o Ministério da Saúde e deverá ser respondido em até 30 dias após o recebimento, sob pena de crime de responsabilidade da ministra.

Notícias relacionadas