Estado

Dentista é notificado por vender procedimentos estéticos ilegais, em SC

Procon SC notificou o profissional na terça-feira, 10 de dezembro

11 de dezembro de 2024

Foto: Pixabay

Uma nova operação do Procon SC com o Conselho Regional de Medicina (CRM-SC) e Conselho Regional de Odontologia (CRO-SC) surpreendeu mais um dentista que realizava procedimentos estéticos de maneira ilegal.

Um dia depois de um caso semelhante em Balneário Camboriú, o Procon SC notificou o profissional que atuava em Florianópolis na terça-feira, 10.

O dentista terá um prazo para apresentar sua defesa, mas deve ser processado administrativamente pelo Procon SC por propaganda enganosa – o profissional vendia procedimento de rinoplastia definitiva.

“Rinomodelação definitiva não existe. O produto é absorvido, então configura propaganda enganosa”, afirma Mariah Martins, advogada do CRM-SC. “Blefaroplastia e otoplastia somente médicos podem realizar. Dentistas não estão habilitados”.

“O cirurgião dentista pode fazer procedimentos de harmonização facial, mas não os que estão elencados na resolução 230 do Conselho Federal de Odontologia, que são as cirurgias abertas na face para correções estéticas – essas são totalmente vedadas aos dentistas”, explica Dulcianne Beckhauser, procuradora geral do CRO-SC.

Cuidado com a escolha dos profissionais

A diretora do Procon SC, delegada Michele Alves, reforça o pedido para que consumidores pesquisem muito bem o profissional com o qual irá realizar algum procedimento estético. Verifique seu currículo, seu histórico profissional e de atendimento a outros pacientes.

“Tome cuidado! Certifique-se que o profissional tenha a habilitação necessária ao procedimento que deseja fazer”, alerta Alves.

Notícias relacionadas