Delegado-Geral anuncia plano do Governo do Estado para melhor segurança de instituições públicas
O plano é uma rápida resposta do Governo do Estado após o atentado à escola infantil Cantinho Bom Pastor.
Foto: Raphael Carrasco /Jornal de Pomerode
Em entrevista coletiva, realizada no salão nobre da Prefeitura de Blumenau, nesta quarta-feira, 05 de abril, o Delegado-Geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, falou sobre a estratégia de atuação do Governo do Estado em conjunto com todas as forças da Segurança Pública para melhorar a segurança de escolas e sedes de atendimento ao público em Santa Catarina.
O plano é uma rápida resposta do Governo do Estado após o atentado à escola infantil Cantinho Bom Pastor, quando um homem de 25 anos pulou o muro da escola, matou quatro crianças, de cinco anos de idade, e feriu outras cinco, sendo que quatro continuam se recuperando no hospital, nesta manhã em Blumenau.
De acordo com o Delegado Ulisses, já havia uma preocupação da Polícia Civil no sentido de melhorar a atuação nas escolas, em virtude de algumas ameaças de ataques que vinham surgindo no Estado.
Somente na DEIC (Diretoria Estadual de Investigações Criminais), nos útlimos 14 meses, já haviam cinco investigações sendo apuradas.
A ideia de criar um protocolo de segurança é abranger, além das escolas, por meio da Secretaria da Educação, as instituições de Saúde e Assistência Social.
“Num primeiro momento o foco serão as unidades de ensino, com mapeamento das vulnerabilidades e melhoria da segurança física, evitando ao máximo a ocorrência de invasões ou crimes dessa magnitude. Em seguida, a ideia é capacitar professores e profissionais que atendem ao público para que possam agir para minimizar as consequências, caso o pior venha ocorrer”, disse o delegado.
Apuração dos fatos
Durante a coletiva, o Delegado-Geral também mencionou as estratégias da Polícia Civil para apuração do caso e consequente penalização do autor dos fatos, que vai responder por quatro homicídios, triplamente qualificados e por quatro outras tentativas.
O inquérito policial será presidido pelo Delegado Rodrigo Raitez e Ronnie Reis Esteves. A quebra de sigilo telefônico do suspeito já foi realizada. O Auto de Prisão em Flagrante foi conduzido pelo Delegado plantonista, Rafael Lorencetti.
A Delegada da Coordenadoria das Delegacias de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso do Estado, Patrícia Zimermann D’Ávila, também colocou à disposição do município a estrutura de psicólogas policiais para atendimento às famílias das vítimas.
A coletiva de imprensa foi presidida pelo Prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt, e vice-prefeita Maria Regina Soar, e reuniu autoridades da Segurança Pública Catarinense, da Secretaria de Estado da Educação e representantes de órgãos municipais.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Polícia Civil