Estado

Defesa Civil mantém alerta para tempestades nesta quarta-feira

Atuação do ciclone extratropical provoca chuva volumosa e fortes rajadas de vento em Santa Catarina

10 de agosto de 2022

Foto: Tatiane Hansen/JP

A Defesa Civil de Santa Catarina segue efetuando o monitoramento do ciclone extratropical que passa pelo estado. Os alertas foram emitidos durante a semana e, na noite de terça-feira, 09 de agosto, diversas cidades catarinenses sentiram a força do vento e da chuva causados pelo fenômeno natural.

E na manhã desta quarta-feira, 10 de agosto, a nota meteorológica da Defesa Civil, emitida por volta das 10h, informa que “é possível observar um ciclone extratropical em estágio final de desenvolvimento entre o litoral de Santa Catarina e do Paraná. Este sistema deve seguir influenciando SC de duas formas: mantendo chuva persistente e volumosa e fortes rajadas de vento”.

As rajadas de vento tendem a se intensificar ao longo do dia, sobretudo entre os Planaltos e o litoral, com valores entre 70 a 100km/h. A chuva segue ocorrendo de maneira persistente em todo o estado, sobretudo no Meio-Oeste ao litoral.

Nas próximas horas, os maiores acumulados devem ser registrados entre o Planalto Norte, Litoral Norte, parte da Grande Florianópolis, Baixo e Médio Vale do Itajaí.

Ainda de acordo com a Nota Meteorológica da Defesa Civil, diversas cidades apresentam riscos de deslizamento, com estado de alerta para a cidade de Joinville. E alerta máximo para Florianópolis e Nova Veneza. Pomerode segue em estado de atenção.

Confira o mapa:

 

 

A Gerência de Monitoramento Hidrológico segue acompanhando as mudanças nas condições climáticas e alerta para os níveis dos rios, que devem atingir a marca de atenção para inundações ao longo do dia.

 

Confira nota na íntegra:

 

Nas últimas 48 horas, Florianópolis foi a cidade que teve o maior acumulado de chuva, com 216,7mm, seguida por Nova Veneza, com 210,2mm. Confira a tabela com a precipitação acumulada no estado, atualizada na manhã desta quarta.

Notícias relacionadas