De amigos a voluntários: o trabalho do grupo Zehn Freunde nos eventos da comunidade
Grupo é conhecido por auxiliar em eventos realizados por igrejas, escolas e hospital. Recentemente, o trabalho foi ainda mais reconhecido através de uma doação da empresa pomerodense EKW
Foto: Divulgação
O grupo Zehn Freunde, fundado em 1989, começou com uma proposta simples: amigos se reunindo para pescarias e churrascos. A ideia surgiu de um bate-papo informal entre os fundadores, Loro e Carlos Behling, no bar de Mario Harmel. “Geralmente, sábado à tarde, nós tomávamos uma cerveja e lá começou o grupo”, recorda Loro, presidente do grupo.
Com o tempo, o grupo foi crescendo e, mais do que isso, assumiu um compromisso com a solidariedade.
Ao longo dos anos, as pescarias também deram lugar a ações comunitárias, como churrascos beneficentes para hospitais, igrejas e escolas. “Sempre fizemos isso, de um jeito ou de outro. Seja para a igreja, hospital ou qualquer outra instituição, nosso foco sempre foi ajudar”, conta Loro, presidente do grupo.
A cada evento, mais amigos e familiares se somavam ao trabalho voluntário, formando uma verdadeira rede de apoio. Hoje, além dos membros, o grupo conta com a ajuda de filhos e outros amigos que participam ativamente das atividades. “Estamos mais velhos, então precisamos de mais mãos para o trabalho”, explica Loro.
O trabalho realizado pelo Zehn Freunde não é tarefa simples. Os eventos exigem planejamento, organização e muito esforço físico. Em cada festa, os integrantes do grupo se dividem em tarefas, desde o preparo dos alimentos até a montagem e desmontagem do espaço. “Se o evento é no domingo, começamos a trabalhar no sábado e, às vezes, até na segunda-feira para retirar tudo”, afirma Loro. Apesar de toda a dedicação, o grupo não cobra nenhum valor pelos eventos. As únicas despesas são para a alimentação e alguns custos operacionais, como o café da manhã para os voluntários. “O que queremos é fazer o bem, ajudar quem precisa, e isso nos dá uma grande satisfação”, completa o presidente.
Uma das características marcantes do trabalho do Zehn Freunde é a parceria entre os membros e a comunidade. Para viabilizar os eventos, muitas vezes o grupo conta com a colaboração de empresas locais e amigos.
Recentemente, o grupo recebeu uma doação importante que facilitará a realização de seus churrascos e outras festas beneficentes. A empresa EKW Produtos Refratários fez a doação de tijolos refratários, que serão usados para manter a comida aquecida durante os eventos e são instalados no fundo das churrasqueiras montadas durante os eventos. “Antes, usávamos blocos e pedaços de granito, mas isso dava muito trabalho e não mantinha o calor de maneira eficiente. Agora, com os tijolos refratários, o processo será muito mais fácil e rápido”, explica Loro.
A doação da EKW ajudará ainda na preservação do local dos eventos, evitando danos no espaço, e foi utilizada pela primeira vez durante o almoço realizado pela Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Pomerode Centro, que celebrou os 139 anos da Igreja da Paz. “Graças a essa parceria, não precisamos comprar os tijolos do nosso bolso e ainda podemos efetuar o trabalho sem danificar o espaço em que estamos instalados para tal”, agradece Loro.
O grupo, que começou com uma simples ideia de amigos se reunindo para se divertir, hoje realiza um trabalho importante de apoio às instituições da comunidade.