Tecnologia

Cuidado com o golpe do pagamento por aproximação

Nova ameaça foi divulgada nesta terça-feira.

31 de janeiro de 2023

Foto: Envato Elements

Um novo golpe cibernético foi descoberto e divulgado nesta terça-feira, 31 de janeiro, pela Kaspersky Lab, uma empresa tecnológica russa especializada na produção de softwares de segurança à Internet.

A nova modalidade deste tipo de fraude, desenvolvida por cibercriminosos brasileiros, inclui o bloqueio de transações por aproximação – incluindo cartões, celulares e smartwatches – e exibe uma mensagem na máquina: “ERRO APROXIMAÇÃO INSIRA O CARTÃO”.

Com isso, o usuário é forçado a realizar o pagamento inserindo o cartão e digitando a senha. Ao colocar o cartão, uma transação legítima é aprovada pela máquina, porém, com as informações roubadas pelo malware, uma “transação fantasma” acontece sem o conhecimento do usuário ou do estabelecimento – que teve os dispositivos de pagamento infectados sem saber.

Os valores roubados são destinados a outra máquina de cartões registrada por empresas falsas criadas pelos cibercriminosos, para captar os valores desse golpe.

A recomendação é desconfiar caso apareça a mensagem de bloqueio de transação por aproximação. O usuário pode insistir para que a transação seja realizada e, caso a mesma mensagem continue aparecendo, o mais seguro é optar por outras formas de pagamento.

Para os estabelecimentos, a Kaspersky Lab recomenda que os dispositivos estejam sempre atualizados, com a atualização mais recente do sistema operacional utilizado. Além disso, é importante investir em soluções de segurança, com várias camadas de proteção.

Com informações: Olhar Digital

 

Notícias relacionadas