Estado

Corpo de Bombeiros Militar de SC realiza Treinamento de salvamento em altura

Foram três oficinas destinadas a aprimorar as habilidades dos profissionais do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

29 de junho de 2024

Foto: Divulgação / CBMSC

Aproximadamente 50 bombeiros do 4° Batalhão de Bombeiros Militar (4° BBM) participaram na manhã desta sexta-feira, 28, de um Treinamento Operacional Mensal (TOM) no Poço do Violão, em Timbé do Sul. O tema deste mês foi Treinamento de salvamento em altura, dividido em três oficinas destinadas a aprimorar as habilidades dos profissionais do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

O objetivo principal do treinamento foi preparar os bombeiros para lidar com uma variedade de emergências. O tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, comandante do 4° BMM, enfatizou a importância desses treinamentos para manter a equipe preparada para qualquer situação que demande habilidades específicas. “Essas práticas não apenas mantêm a habilidade técnica dos bombeiros, mas também reforçam a prontidão do CBMSC em responder os mais variados tipos de emergências”, frisou.

Entre as oficinas realizadas, destacam-se rapel em cachoeira com troca de cabo, que focou na habilidade de trocar o cabo durante a descida, simulação para superar algum tipo de dificuldade durante resgates em ambientes de cachoeira.

Rapel guiado pelo sistema de tirolesa: utilizando este sistema, os bombeiros aprenderam a descer de forma controlada enquanto são guiados por um ponto de ancoragem superior, adequado para descidas em ângulos desafiadores.

Içamento de maca em paredão com uso de redutor de força: a atividade reproduziu o cenário onde uma vítima está distante de pontos acessíveis e é fixada em uma maca, realizando a subida da mesma, fazendo o içamento de forma que ela suba quase que como uma tirolesa, só que de baixo para cima e estabilizada. Nesse caso é utilizado um mecanismo de redutor de força.

Notícias relacionadas