Bombeiros

Corpo de Bombeiros Militar auxilia em dois partos, no Vale do Itajaí

Casos ocorreram nos municípios de Guabiruba e Navegantes

17 de junho de 2023

Foto: Divulgação/CBMSC

As equipes do Corpo de Bombeiros em Guabiruba foram acionadas na madrugada de sexta-feira, 16, para atendimento de uma ocorrência relacionada a um parto emergencial. Era 00h10 quando a equipe se mobilizou para atender a gestante que foi até o quartel da cidade relatando estar com contrações com intervalos inferiores a 60s. Ela estava no final da gestação, entre 39 e 40 semanas.

A mulher foi colocada em maca retrátil e encaminhada para o hospital. Durante o deslocamento foi necessário parar a viatura para que a equipe auxiliasse no parto de um menino por volta de 00h20min. Na sequência, mãe e filho foram encaminhados para um centro obstétrico em Brusque para avaliação e demais cuidados médicos necessários.

Já na manhã de quinta-feira, 15, foi a vez das equipes do CBMSC em Navegantes atenderem a uma ocorrência de gestante em trabalho de parto.

No local a mulher informou que as contrações iniciaram por volta das 4h e se intensificaram próximo das 10h, o que dificultou o deslocamento até o hospital.

Durante a avaliação e preparação para o parto foi constatado o rompimento da bolsa e avistado um dos pés do bebê. Com a informação passada pela gestante de que o bebê estava em posição lateral, o deslocamento para o hospital foi priorizado. Na unidade, a equipe médica optou por uma cesariana de emergência. A mãe deu a luz uma menina. O parto foi realizado sem complicações.

Ações como essa destacam a importância do treinamento contínuo realizado pela corporação, que resulta no atendimento ágil, humanizado e adequado as necessidades específicas de cada situação de emergência.

Texto: Cristina Schulze / CMBSC

Notícias relacionadas