Corpo de Bombeiros de Blumenau alerta comunidade sobre tentativas de golpe
Dezenas de ligações e contatos via WhatsApp foram realizados nas últimas semanas
Foto: Reprodução
O Corpo de Bombeiros Militar em Blumenau alerta que golpistas estão entrando em contato com civis via e-mail buscando pelo recolhimento indevido de valores nomeados como “Taxas de Incêndio”.
“É uma mensagem bem elaborada, contendo dados da empresa e um boleto anexado, inclusive agendando uma data para uma vistoria que nunca vai acontecer. Nossa equipe tem orientado as pessoas a ignorarem esses e-mails, pois trata-se de um golpe”, comenta o Capitão Fillipi Pamplona, Chefe do Serviço de Segurança Contra Incêndios (SSCI). O bombeiro comenta que dezenas de ligações e contatos via WhatsApp foram realizados nas últimas semanas.
As vítimas não são apenas instituições privadas, mas também órgãos públicos. A Polícia Militar (PM) em Blumenau recebeu um e-mail informando que o batalhão havia sido denunciado. Na mensagem consta um link que levaria as possíveis irregularidades, mas quando acessado não levava a “lugar nenhum”.
Os criminosos inclusive mencionam a lei federal nº 13.425 que estabelece diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio, contudo ela regulamenta que o corpo de bombeiros de cada Estado deve seguir as leis estaduais pertinentes.
Atualmente são realizadas cobranças referentes a três tipos de taxas relacionadas aos seguintes serviços: Vistoria de Habite-se; Análise de Projetos e Vistoria de Funcionamento. Elas são baseadas na lei estadual nº 7.541, de 30 de dezembro de 1988.
Qualquer cidadão pode gerar os boletos no site do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina: https://portal.cbm.sc.gov.br/ ou presencialmente no protocolo do Quartel Central, localizado na Rua 7 de Setembro próximo ao Terminal da Proeb.
Os e-mails, caso solicitados, seguirão sempre o seguinte padrão ao final do endereço: @cbm.sc.gov.br. E mesmo que o e-mail siga esse padrão, o CBMSC informa que não envia boletos por e-mail. “Portanto não pague por qualquer cobrança que venha na sua caixa de entrada”, orienta o Capitão Pamplona.
Em caso de dúvidas entre em contato com o Serviço de Segurança Contra Incêndios, pelo seguinte telefone (47) 3378-8660 ou pelo WhatsApp (47) 9214-5606.