Esporte

Copa Brasil de Voleibol, em Blumenau, é coroada de sucesso

Ginásio do Galegão recebeu seis partidas de alto nível, durante a competição.

1 de fevereiro de 2022

Foto: Sávio Pereira / Inovafoto / CBV

Entre os dias 27 de 31 de janeiro, Blumenau foi sede da fase final da Copa Brasil de Voleibol 2022. A realização da competição é fruto de uma parceria entre a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), a Federação Catarinense de Voleibol (FCV) e o município.

Com o trabalho em conjunto entre os três envolvidos, torcedores da região acompanharam o melhor do vôlei brasileiro, com os oito melhores times do país na disputa. No naipe masculino, o título ficou com o Fiat / Gerdau / Minas; e no Feminino, a conquista foi para o Sesi Vôlei Bauru.

Para o diretor de Superliga e Novos Negócios da CBV, Marcelo Hargreaves, tanto as equipes, quanto a organização, se sentiram em casa, no Vale do Itajaí. “Ficamos satisfeitos com resultado da Copa Brasil. A CBV, a Federação Catarinense e a Prefeitura de Blumenau prepararam um grande evento, com oito das melhores equipes do país. Fomos muito bem recebidos por uma cidade hospitaleira e que tem um carinho especial pelo voleibol”.

Já o prefeito Mario Hildebrandt, falou da referência de Blumenau nas mais diversas modalidades esportivas, cuja “vitrine” principal, no cenário nacional, é a APAN / Eleva, nas disputas da Superliga e da fase classificatória da Copa Brasil. “Receber a competição é um orgulho e nos motiva para seguir investindo cada vez mais no esporte. Foi uma oportunidade ímpar de levar o nome de Blumenau e qualidade de receber bem, Brasil afora”, comemora.

Na escolha de Blumenau para sediar a fase final da Copa Brasil, pesaram fatores positivos, como o trabalho desenvolvido nas categorias de base e a o fato de ser o único representante da Região Sul na elite do voleibol brasileiro. Por isso, Dante Klaser, presidente da FCV, enalteceu a indicação. “Para os garotos da base é de vital importância, pois eles se espelham nestes grandes atletas que por aqui estiveram, o que os incentiva a manter-se no esporte”, ressalta.

 

 

Os campeões

O naipe Masculino, disputado entre os dias 27 e 28 de janeiro, no Galegão, confirmou o Fiat / Gerdau / Minas (MG) como o grande campeão da competição nacional.

O time mineiro começou a campanha vitoriosa ao derrotar, nas semifinais, o Vedacit Vôlei Guarulhos (SP), por 3 sets a 1 (25/19, 25/12, 21/25 e 25/22). Na outra partida, o Vôlei Renata (SP), eliminou o Sada Cruzeiro (MG) – que tem seis títulos do torneio – por 3 sets a 2 (25/21, 27/25, 25/27, 25/27 e 15/13).

 

Fiat / Gerdau / Minas  |  Foto: Sávio Pereira / Inovafoto / CBV

 

Já na decisão, time mineiro chegou ao título inédito com a força da mescla entre juventude e experiência do elenco, que possui os medalhistas olímpicos William Arjona e Leandro Vissotto, e conta, também, com sete jovens da base do clube.

E foi esta combinação que resultou na vitória, diante do Vôlei Renata, por 3 sets a 0 (25/18, 25/15 e 25/21) e a consequente conquista do caneco.

Já no naipe Feminino, disputado entre os dias 30 e 31 de janeiro, quem levou a melhor foi o Sesi Vôlei Bauru (SP). Nas semifinais, a equipe derrotou o Dentil / Praia Clube (MG), por 3 sets a 0 (25/19, 26/24 e 25/18). No outro confronto, o Itambé / Minas (MG) também garantiu vaga na decisão, ao passar pelo Osasco São Cristóvão Saúde (SP), em 3 sets a 0 (25/23, 25/21 e 25/15).

 

Sesi Vôlei Bauru |  Foto: Sávio Pereira / Inovafoto / CBV

 

Com uma atuação inspirada da levantadora Dani Lins, na decisão, o time bauruense superou as adversárias, igualmente, por 3 sets a 0 (25/18, 27/25 e 25/20), resultado que garantiu um lugar para o time do treinador Rubinho, no Sul-Americano de Clubes e na Supercopa.

Fonte: Assessoria de Imprensa Copa Brasil de Voleibol

Notícias relacionadas