Meio Ambiente

Contribuindo com o descarte correto de medicamentos

Farmalan Farmácias instala coletor de medicamentos vencidos ou em desuso, para destiná-los corretamente

18 de novembro de 2023

Foto: Isadora Brehmer / JP

Ajudar a preservar o meio ambiente nem sempre exige grandes atitudes. Em algumas situações, ações simples podem evitar que hajam prejuízos à natureza, principalmente em relação ao descarte de lixo.

Pensando nisso, a Farmalan Farmácias, de forma pioneira, apresentou uma iniciativa que tem por objetivo contribuir com a sustentabilidade e conscientizar os consumidores acerca do descarte de alguns resíduos.

O Programa Descarte Consciente de Medicamentos foi desenvolvido neste ano pela gestão da empresa e tem como objetivo evitar a contaminação do meio ambiente por medicamentos vencidos ou em desuso.

Segundo a farmacêutica da Farmalan, Daniela Fiamoncini, é de suma importância que medicamentos sejam descartados de forma correta, a fim de evitar danos ao meio ambiente.

“Medicamentos vencidos ou em desuso, em sua maioria, seriam jogados fora de maneira imprópria e em locais inadequados, pois ainda há muitas pessoas que não têm conhecimento sobre a necessidade do descarte correto destes itens. Muitas vezes, os consumidores descartavam os medicamentos no lixo comum, e, ao fazer isso, o medicamento pode soltar substâncias químicas nocivas ao solo, podendo afetar também os animais ou qualquer pessoa que entre em contato com um local afetado”, completa a farmacêutica.

Daniela afirma, também, que os medicamentos não podem ser descartados por meio da descarga no banheiro, por exemplo. “Se for descartado desta forma, pela rede de esgoto, o medicamento pode provocar uma contaminação até mesmo na água, afetando de forma significativa a comunidade”, destaca.

Além da contribuição ao meio ambiente, a coleta e destinação correta de medicamentos que já passaram do prazo de validade previne a ingestão destas substâncias. “Nosso coletor também ajudará as pessoas a se desfazerem de remédios já vencidos e, assim, não correrão o risco de ingerí-los por acidente, o que evita casos de intoxicação ou danos mais sérios à saúde”, enaltece.

 

Como funciona o coletor de medicamentos?

Em cada uma das unidades da Farmalan Farmácias em Pomerode há um coletor de medicamentos vencidos e, também, o coletor de embalagens e bulas dos remédios.

Os medicamentos coletados, comprimidos e líquidos, serão destinados a uma empresa especializada de coleta, transporte e tratamento de resíduos, recebendo a destinação mais correta. Já as embalagens, tanto caixas quanto frascos, serão destinados à reciclagem.

“Nossos pontos de coleta estão distribuídos em todas as nossas unidades e é fácil reconhecer onde depositar cada material. Importante destacar que seringas, agulhas e vidros quebrados não podem ser descartados aqui, e recebem uma outra destinação. Nós, enquanto estabelecimento ligado à saúde, com esta iniciativa, temos o objetivo de contribuir com o meio ambiente e com a sociedade, por isso, contamos com o apoio de toda a comunidade pomerodense para tornar a nossa cidade ainda mais limpa e sustentável”, complementa Gabriele Lenzi, gerente administrativa da Farmalan Farmácias.

 

Descarte regulamentado

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), existe uma Portaria do Governo Federal, de 2020, que regulamenta o descarte de medicamentos no Brasil.

Segundo a Anvisa, “o descarte inadequado de medicamentos é ruim para o meio ambiente e, consequentemente, para a saúde. Isso porque o despejo incorreto provoca a contaminação do solo e das águas, comprometendo a qualidade de vida. O caminho correto do remédio vencido ou em desuso não é diretamente o lixo da cozinha ou do banheiro”, diz a Portaria.

Só em 2021, mais de 3 mil pontos de coleta de medicamentos foram implantados no Brasil, fazendo com que 53 toneladas de remédios deixassem de ser descartados de maneira inadequada.

Notícias relacionadas