- Astrologia
- Auto
- Classificados
- Publicações Legais
- Bombeiros
- Colunas
- Comunidade
- Cotidiano
- Cultura
- Economia
- Entretenimento
- Educação
- Especiais
- Esporte
- Estado
- Eventos
- Fotolegenda
- Geral
- JP Explica
- Meio Ambiente
- Mundo
- País
- Perfil Empresarial
- Polícia
- Política
- Obituário
- Osterfest Ao Vivo
- Revista JP
- Saúde
- Segurança
- Serviços
- Tecnologia
- Turismo
- Trânsito
- Vale do Itajaí
Contra a Croácia, Brasil tenta quebrar “escrita” que vem desde 2002
Duelo válido pelas quartas-de-final ocorre nesta sexta-feira, no Estádio Cidade da Educação.

Foto: Lucas Figueiredo / CBF
Nesta sexta-feira, 09 de dezembro, a partir das 12h, a Seleção Brasileira entra em campo para enfrentar a Croácia, em busca de uma vaga nas semifinais da Copa do Mundo do Catar. A partida será realizada no Estádio Cidade da Educação.
Se vencer, o Brasil vai quebrar um jejum de mais de 20 anos: superar uma seleção europeia, em alguma fase eliminatória de Copa do Mundo. A última vez que isso aconteceu foi na final de 2002, quando o time brasileiro derrotou a Alemanha, por 2 a 0, e conquistou o pentacampeonato.
De lá pra cá, a Seleção acumula a eliminação para a França nas quartas-de-final, em 2006 (1 a 0); para a Holanda, também nas quartas-de-final, em 2010 (2 a 1); o fatídico 7 a 1 para a Alemanha, nas semifinais, e a derrota para a Holanda, por 3 a 0, na disputa do terceiro lugar, em 2014; e uma nova derrota para a Bélgica, igualmente nas quartas-de-final, em 2018 (2 a 1).
A contar pelo retrospecto em Mundiais, o Brasil tem grande chance de alcançar este feito. Ao todo, foram dois confrontos e duas vitórias, ambas na primeira fase: 1 a 0, em 2006, gol de Kaká; e 3 a 1, no jogo de abertura de 2014, gols de Neymar (duas vezes) e Oscar, com Marcelo fazendo contra.
Além disso, os atuais vice-campeões mundiais enfrentaram o Brasil em outras três oportunidades, em partidas amistosas, com dois empates e uma vitória verde e amarela.