Tecnologia

Conheça um editor de vídeo online e gratuito, digno de produções profissionais

Assim como o Canva, a plataforma é online, é intuitiva e oferece simplicidade no processo de criação, edição, além de customização de vídeos em templates pré definidos.

1 de fevereiro de 2022
A ferramenta permite criar vídeos do zero, aplicando gravações e materiais próprios.

Divulgação/Internet

Só quem já tentou editar vídeo em um programa profissional sabe que a tarefa pode ser mais complicada do que se imagina.

Com os trabalhos e estudos remotos nos últimos anos, cada vez mais materiais em vídeo precisaram ser realizados em todo o mundo.

Estima-se que o consumo de vídeo bateu recorde no Brasil durante o primeiro ano de isolamento social, o que demonstra o aumento da demanda por esse tipo de mídia.

Mesmo antes da pandemia, na tentativa de facilitar a vida de editores amadores e profissionais, os jovens Sanket Shah e Harsh Vakharia criaram uma startup indiana desenvolvida especialmente para produções em vídeo.

 

Assim como o Canva, a plataforma é online, é intuitiva e oferece simplicidade no processo de criação, edição, além de customização de vídeos em templates pré definidos.

O jovem editor online é repleto de surpresas positivas e atende a um público diverso. Acompanhe o review:

Por que a ferramenta é tão boa?

Desde o cadastro, o Invideo é simples e muito acessível, compatível com os logins do Google, do Facebook e número de celular. A plataforma é totalmente online, sem consumir memória do seu dispositivo, o que garante o funcionamento sem travamentos, dependendo da velocidade da internet.

O usuário pode selecionar o perfil, que varia de entre pessoal, estudante, freelancer, grandes empresas e adicionar outras pessoas em seus projetos. Dessa forma, todos estarão compartilhando o mesmo conteúdo, ideal para trabalhos em grupo ou apresentações de equipes.

Na primeira página, se depara com o diferencial. A biblioteca recebe mais de 4 mil templates prontos para uso, mais de 50 layouts de caixas de textos e a opção de um projeto em branco, para quem gosta de criar tudo do zero.

PS: Para quem tiver dificuldades com o inglês o Chrome faz uma excelente tradução da página e de todas as funções.

Edição e ferramentas

Cumprindo a proposta de ser intuitivo, o ambiente de ferramentas é confortável aos olhos e torna o trabalho mais tranquilo. A navegabilidade é bastante simples.

 

A ferramenta permite criar vídeos do zero, aplicando gravações e materiais próprios. Uma utilização recorrente para edições é usar áudios extraídos de outros vídeos, por exemplo. Utilizando conversor de mp3, o usuário consegue inserir uma trilha exclusiva dentro do editor.

 

Na parte superior é possível mudar o nome do projeto, salvar, voltar à última ação, baixar e compartilhar seu projeto. Ainda é possível alterar o tamanho do seu vídeo com a função beta de “Resize” .

O editor, dentre outras características, traz as funções mais usadas em softwares numa proporção coerente:

  • corte
  • copiar
  • colar
  • teclas de atalho
  • sobreposição
  • redimensionamento de imagens e vídeos
  • grides
  • layers

É possível alterar entre a linha do tempo e todas as cenas dentro da edição, adaptando o editor ao seu estilo.

Biblioteca e Arquivos

O InVideo entrega funções muito bem adaptadas para as mídias sociais. O editor inclui dimensionamento de tela adaptável em 16:9 para vídeos com padrão YouTube e Facebook; 1:1 para redes como Instagram; 9:16 que é comumente usado em stories para maioria das redes.

Já na barra à esquerda, a mágica acontece: a vitrine de templates é a primeira informação, trazendo uma infinidade de inspirações e biblioteca para vários perfis de vídeo, caso queira experimentar.

Quem opta pelos arquivos disponíveis da plataforma nas abas abaixo, pode escolher diversos vídeos, GIFs e imagens. Além disso, é possível ouvir os áudios antes de adicionar ao seu projeto, basta manter o mouse sobre as imagens ou clicar no play.

É possível fazer o upload de arquivos externos em vários formatos de imagens, vídeos e áudios de até 200MB com carregamento ágil, no que depender do servidor do site.

 

Acessórios

Para quem preza pela organização, tem a opção de criar pastas e armazenar seus arquivos.

As opções de textos, adesivos e formas também tornam a plataforma diferenciada, pois já trazem opções diversificadas, permitindo adicionar até caixas de texto prontas e personalizadas com as redes sociais, por exemplo.

A plataforma também oferece sobreposições e máscaras, acessórios profissionais que demandam um pouco mais de trabalho, mas que podem incrementar o seu vídeo. Vale experimentar a ferramenta.

Redes sociais

A última opção, mas não menos importante, é a de mídias sociais. Fantástico para quem possui vídeos já publicados, pois pode copiar o link de uma postagem e o InVideo cria uma cena com o conteúdo.

 

————-

 

 

 

Referências:

 

Link 1: https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2021/01/editor-de-video-online-como-usar-o-invideo-de-graca.ghtml

 

Link 2: https://invideo.io/

Notícias relacionadas