País

Confira quais são os últimos feriados de 2024

Restam apenas seis feriados neste ano

31 de maio de 2024

Foto: Envato Elements/Imagem Ilustrativa

O dia de Corpus Christi é considerado como um ponto facultativo pelo governo federal, porém, alguns trabalhadores tiveram o privilégio de poder descansar nesta quinta-feira, 30 de maio. Em localidades onde o dia foi considerado feriado, várias pessoas conseguiram estender o descanso até o final de semana.

Aqueles que receberam este benefício tiveram sorte, considerando que o próximo feriado nacional (Independência do Brasil) ocorrerá somente daqui a três meses.

Além disso, o próximo feriado que coincidirá com um final de semana, será apenas em novembro, durante a Proclamação da República.

O ano de 2024 está sendo caracterizado por poucos “feriadões” prolongados. Dos dez feriados nacionais, apenas três possibilitarão a extensão do descanso, incluindo o Dia da Confraternização Nacional (1º de janeiro) e a Paixão de Cristo (29 de março).

Além disso, ainda há cinco feriados que cairão em fins de semana (Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Finados) ou em quartas-feiras (Consciência Negra e Natal).

Vale ressaltar que, neste ano, o Dia da Consciência Negra, no dia 20 de novembro, tornou-se um feriado nacional, após aprovação no Congresso e sanção pelo presidente Lula.

A finalidade dessa data é combater o racismo e a desigualdade social no Brasil, além de promover a reflexão sobre a resistência e as contribuições do povo negro na construção da sociedade brasileira.

Essa data homenageia Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do período colonial e símbolo da resistência negra à escravidão. Sua morte em 1695 é vista como um marco na luta contra a escravidão.

Notícias relacionadas