Comunidade

Comunidade católica divulga programação da Semana Santa, em Pomerode

Neste domingo (13) haverá a Missa com a Benção dos Ramos

11 de abril de 2025

Foto: Isadora Brehmer / JP

A comunidade católica de Pomerode, da Paróquia São Ludgero já definiu a sua programação da Semana Santa, na cidade.

As celebrações especiais começam já neste fim de semana, já que o dia 13 de abril será o Domingo de Ramos, exatamente uma semana antes da Páscoa. Por isso, os próximos dias serão marcados por missas especiais.

No sábado, 12 de abril, a Capela São José terá a Missa com a Benção dos Ramos às 15h, e a Capela Santa Terezinha também terá a celebração especial às 17h15min. Às 19h será realizada a Missa com Benção dos Ramos na Igreja Matriz.

Às 8h de domingo, 13, será realizada a mesma celebração especial também na Matriz. A Missa com Benção dos Ramos também será realizada na Capela Santo Antônio e Nossa Senhora das Graças, às 9h30min e às 19h, respectivamente.

O padre Lauro Nunes explicou que o Domingo de Ramos é uma festa móvel cristã, celebrada no domingo antecessor à Páscoa. “A festa comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, um evento da vida de Jesus mencionado nos quatro evangelhos canônicos. Jesus chegou montado em um jumento em Jerusalém e o povo, festivo, lançou seus mantos à sua frente, assim como pequenos ramos de árvores. A multidão cantou parte de um salmo 118 ‘Bendito seja aquele que vem em nome de Javé’”, conta.

Ainda segundo o Padre, o Domingo de Ramos recorda os últimos dias de Jesus antes de ser crucificado. É o primeiro dia da Semana Santa.

“Ao entrar em Jerusalém, Jesus é recebido como um rei. As pessoas o saúdam abanando ramos. Apesar dessa recepção, Jesus mostra a sua humildade ao chegar montado em um jumento que, além da humildade, representa a paz; o inverso do cavalo, que remete à guerra. Para recordar, as pessoas costumam levar ramos para a igreja para serem benzidos, bem como realizam procissões lembrando a forma como Jesus foi aclamado. Os ramos simbolizam a vitória de Jesus e são levados pelas pessoas para as suas casas que os guardam como força de proteção contra tempestades e outros males. Hoje, há padres que recomendam que as pessoas usem ramos de ervas que possam usados para consumo, em chás, por exemplo, em vez de os deixarem esquecidos em casa. A celebração do Domingo de Ramos simboliza o reconhecimento de Jesus como filho de Deus, demonstrando o compromisso dos fiéis em seguir a Ele e a Seu exemplo”, declara.

Confira as demais celebrações que integram a programação da Semana Santa, na Paróquia São Ludgero:

14 de abril (Segunda-feira Santa): 19h – Via-Sacra e Missa;

15 de abril (Terça-feira Santa): 19h – Via-Sacra e Missa;

16 de abril (Quarta-feira Santa): 19h – Via-Sacra | 19h30min – Missa e Novena de Nossa Senhora das Dores;

17 de abril (Quinta-feira Santa): 10h – Missa do Santo Crisma, na Catedral Diocesana, em Blumenau | 19h – Missa da Ceia do Senhor (lava-pés), na Matriz São Ludgero | Adoração ao Santíssimo até as 22h;

18 de abril (Sexta-feira Santa): 15h – Celebração da Paixão, na Igreja Matriz São Ludgero;

19 de abril (Sábado Santo): 19h – Celebração da Vigília Pascal, na Igreja Matriz São Ludgero, com a presença de todas as Comunidades, trazendo o Círio Pascal | Não haverá missa nas comunidades;

20 de abril (Domingo de Páscoa): 8h – Missa da Ressurreição (Matriz) | 9h30min – Missa da Ressurreição, na Capela Nossa Senhora do Rosário | 19h – Missa da Ressurreição, na Capela Nossa Senhora das Graças.

Notícias relacionadas