Especiais

Com retalhos, um projeto que aquece o coração

Clube dos Anjos, da comunidade Luterana de Testo Central, em projeto conjunto com a Karsten, confecciona mantas para doação a entidades e instituições de Pomerode e região

28 de maio de 2023

Foto: Isadora Brehmer/ Jornal de Pomerode

Um projeto que faz o bem não só a outras pessoas da comunidade, como também para as voluntárias que se dedicam a ele. O Clube dos Anjos, criado em setembro de 2022, reúne mulheres que oferecem seu tempo para a confecção de mantas em patchwork, para serem doadas a entidades e instituições de Pomerode e região. O projeto é uma parceria com a empresa Karsten.

Tudo começou em meados de 2022, quando as voluntárias, que até então coordenavam o brechó da Comunidade Luterana de Testo Central e realizavam ações em prol da comunidade, procuraram a Karsten para verificar a possibilidade de conseguirem doações.

A empresa, em contrapartida, informou que realiza parcerias com clubes de mães e mulheres da região, e ofereceram a possibilidade de criar um projeto em conjunto. Assim nasceu o Clube dos Anjos, que começou com seis voluntárias para confeccionar as mantas, com as máquinas e matérias primas, cedidas pela Karsten.

O Clube começou com cerca de seis voluntárias e, hoje, já são 21 mulheres que se dedicam à confecção de mantas em patchwork, sempre às terças-feiras de manhã e às quartas à tarde.

“Nós recebemos os moldes, com os tamanhos dos recortes, cortamos os retalhos no tamanho correto. Depois vem o trabalho das responsáveis pela costura, que finalizam a manta. Com as mantas prontas, com no mínimo 50 unidades, a Karsten define qual será o destino delas e participamos das entregas”, relata a voluntária Letícia Tribéss Volkmann.

As sobras dos cortes, menores do que 10x10cm, são usadas para enchimento de travesseiros que são vendidos no brechó. Uma das voluntárias e o marido confeccionam estes travesseiros, então tudo se aproveita.

Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode

 

Até o momento, o Clube dos Anjos já destinou: 50 mantas ao CEIM Crista Siewert, em Testo Central (primeira entrega do Clube); 70 ao CEI Anton Max Artur Spranger, Testo Salto; 70 para o CEAMA; 30 adulto e 20 bebê ao HMRT; 30 para Comunidade de Benedito Novo em razão da enxurrada de 2022; 30 para o Projeto Kanguru, da Karsten; e 120 para o Instituto Maria Luiza, de Blumenau.

A Analista de ESG – Sustentabilidade da Karsten, responsável pela conexão com o Clube dos Anjos, Sara Pereira de Quevedo, destaca que a parceria já é um sucesso. “O projeto faz parte do programa de sustentabilidade da Karsten, cuja ideia era praticar os conceitos de economia circular, além de ajudar a comunidade. Como todos sabem, a indústria têxtil produz uma série de retalhos, de sobras, de aviamento, e a nossa ideia era dar um destino nobre para este material que sobra, então surgiu a ideia de fazer as mantas”, enaltece Sara.

O próximo projeto a ser atendido é um asilo, do município de Blumenau, e a produção está a todo o vapor. Inclusive, tem dado tão certo, que o Clube dos Anjos já precisa de um espaço maior e o projeto para a construção de um novo local já foi aprovado pela comunidade.

No dia 17 de junho será realizado um Café da Solidariedade com o objetivo de arrecadar valores para a construção. Na mesma oportunidade serão vendidas rifas com sorteio de brindes. E, para este sorteio, a comunidade pode contribuir, com doação de brindes. Os ingressos para o café estão praticamente esgotados.

Para Letícia Volkmann, o projeto com o Clube dos Anjos é sinônimo de orgulho. “É muito gratificante, pois estamos fazendo sem saber para quem vai, só descobrimos na hora e acabamos conhecendo estes projetos sociais na hora da entrega e as pessoas atendidas por eles, então, para nós é um presente, também.

Ivete Frühauf, outra voluntária do Clube, frisa o quanto a iniciativa também faz bem para as voluntárias. “Isso também é bom, porque cada um tem seus problemas no dia a dia, mas quando viemos para cá, tudo fica lá fora. Você vem aqui arejar a mente, espairecer e acaba sendo uma diversão também. Eu comecei em janeiro, convidada, e sou muito grata por fazer parte deste grupo e deste projeto”.

Sara, da Karsten, enaltece a gratidão pela parceria o quanto o projeto também representa para a empresa. “A comunidade sabe que a proximidade da empresa com as pessoas é uma história de longa data, sempre com a preocupação de cuidar e atender a comunidade da melhor forma. Sentimos muito orgulho da parceria com o Clube dos Anjos, tem muito amor envolvido, por parte da Karsten, e por parte das voluntárias em cada manta. Ficamos felizes em ceder o necessário, criando um projeto que proporciona uma experiência incrível, cria novas parcerias, amizades e permite conhecermos histórias lindas”, enaltece.

Notícias relacionadas