Terca-Feira, 19 de Outubro de 2021

facebook_icon

Hoje: Máx 30Cº / Min 19°C

Siga a gente -

Jornal de Pomerode

Edição Impressa

icon_user

Pavimentação da rua Jerusalém

O vereador Márcio Scheidemantel esteve reunido com o deputado estadual Ivan Naatz e recebeu a boa notícia de uma emenda para pavimentação do início da rua Jerusalém. O valor de R$ 300 mil irá solucionar um problema grave que são as lajotas soltas neste trecho devido ao intenso fluxo de veículos  prejudicando os usuários, informou Scheidemantel.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
https://jornaldepomerode.com.br/novo/midia/banners/banner_808x164/d71818c47d981bb85097e8de3648507e.jpg

 

O reparo deve iniciar em breve e contará com uma camada asfáltica compatível com a demanda da via.

 

Vem frio por aí!

O inverno de 2021 começou oficialmente no hemisfério Sul às 00h32min (horário de Brasília) desta segunda-feira (21). Hoje o hemisfério Sul passa pelo solstício de inverno, com a noite mais longa do ano e a menor incidência de luz solar. De acordo com a Epagri/Ciram, órgão do Governo de Santa Catarina, os primeiros dias da estação devem ser marcados por instabilidade, chuva e temperatura baixa no Estado.

Depois de um outono com chuva mal distribuída e frio antecipado devido à atuação do fenômeno La Niña, a previsão dos meteorologistas é de um inverno com bastante frio em Santa Catarina, marcado por temperatura abaixo da média climatológica.São esperadas pelo menos três ondas de frio, com dias consecutivos de temperatura baixa, próxima de 0°C e negativa, com formação de geada ampla no estado, especialmente em julho. No entanto, períodos mais aquecidos também são característicos da estação.Com relação à situação de estiagem que preocupa especialmente no Oeste e no Meio Oeste, ainda há indicativo de chuva mal distribuída e abaixo da média para Santa Catarina. No próximo dia 26, a previsão climática será atualizada, com mais detalhes sobre o trimestre.

 

Crescimento

O Índice de Atividade Econômica (IBC) cresceu 0,56% em abril na comparação com março, mostram os dados do Banco Central (BC), analisados pelo Observatório FIESC. O resultado foi o terceiro melhor do país, atrás apenas do Amazonas e do Rio Grande do Sul. No comparativo de abril com o mesmo mês em 2020, Santa Catarina registrou variação positiva de 16,83%. Contudo, é preciso ressaltar que neste período do ano passado o estado estava em lockdown então a base de comparação é deprimida. O indicador incorpora estimativas da agropecuária, indústria e serviços, incluindo também os impostos sobre os produtos.

O índice ajuda a antecipar o resultado do PIB e é utilizado como apoio para tomada de decisão pelo Banco Central sobre a taxa básica de juros do mercado.A análise do Observatório FIESC destaca que Santa Catarina se mostra com uma recuperação mais consistente do que a observada na economia nacional, com o índice apresentando níveis maiores do que o período pré-pandemia em 2021. No período acumulado dos últimos 12 meses, Santa Catarina registra crescimento de 2,2%, enquanto a economia nacional registra queda de 1,2%.

 

Alerta de golpe

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio de suas redes sociais, está alertando para um novo golpe digital de Pix agendado. Ele acontece da seguinte forma: os golpistas agendam um pix falso e contatam a vítima informando que realizaram uma transação errada. A partir de então, os golpistas solicitam que a vítima devolva o suposto valor com urgência, alegando que alguém da família estaria esperando esse dinheiro.

Depois da transferência do valor pela vítima, o pix é cancelado. Vale lembrar que o agendamento do pix não é garantia de que o valor cairá na sua conta bancária.Para evitar que mais pessoas caiam neste golpe, a Polícia Civil deu algumas dicas úteis:– Desconfie de depósitos de desconhecidos;– Não devolva o valor no mesmo dia;– Confirme que o valor entrou na sua conta.

 

Segundo lote 

Desde às 10h de quarta-feira,(23), o contribuinte que entregou a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física até meados de março pode saber se acertou as contas com o Leão. A Receita Federal liberará a consulta ao segundo dos cinco lotes de restituição de 2021.

O restante tem prioridade legal, sendo 97.082 contribuintes idosos acima de 80 anos, 779.763 contribuintes entre 60 e 79 anos, 54.240 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 385.591 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

O dinheiro será pago em 30 de junho. A consulta pode ser feita na página da Receita Federal. Basta o contribuinte clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para smartphones Android e iOS.

A consulta no site permite a verificação de eventuais pendências que impeçam o pagamento da restituição – como inclusão na malha fina. Caso uma ou mais inconsistências sejam encontradas na declaração, basta enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes. Esse será o maior lote de restituição da história, tanto em valor desembolsado como em número de contribuintes. Ao todo, 4.222.986 contribuintes receberão R$ 6 bilhões. Desse total, 2.906.310 contribuintes entregaram a declaração até 21 de março. Inicialmente prevista para terminar em 30 de abril, o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física foi encerrado em 31 de maio por causa da segunda onda da pandemia de covid-19. Apesar do adiamento, o calendário original de restituição foi mantido, com cinco lotes a serem pagos entre maio e setembro, sempre no último dia útil de cada mês.

A restituição será depositada na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, como no caso de conta informada desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.



Galeria de fotos: 1 fotos
Créditos: Divulgação