CliP Mulher

O tempo certo de tudo

Lembro-me de que no passado, certas crueldades eram admitidas quando justificadas para que um bem maior se realizasse no futuro. Coisas como forçar a abertura dos olhos dos cachorrinhos recém-nascidos para que estes se tornassem bons cães de guarda. Práticas como essa são hoje banidas na sociedade (graças a Deus!!!). …

16 de julho de 2021

Lembro-me de que no passado, certas crueldades eram admitidas quando justificadas para que um bem maior se realizasse no futuro.

Coisas como forçar a abertura dos olhos dos cachorrinhos recém-nascidos para que estes se tornassem bons cães de guarda. Práticas como essa são hoje banidas na sociedade (graças a Deus!!!). 

Acontece que tem muito adulto fazendo de um tudo para enfiar goela abaixo conteúdos e discussões totalmente inadequadas para faixas etárias que não tem a capacidade de digerir determinados assuntos.

Essa precocidade pode inclusive ser impactante e por que não dizer violenta? É como se essas pessoas quisessem abrir os olhos ingênuos das crianças com o mesmo desrespeito com que arregalavam os olhos daqueles cãezinhos no passado.

Atitudes assim são carregadas de práticas abusivas e sempre vem acompanhadas de um discurso que aparentemente justificariam os meios.

Posso falar uma coisa? Não justificam! Nada justifica essa violência. Criança não tem que participar de temas polêmicos porque não tem estrutura para lidar com questões complexas como sexualidade, por exemplo.

E daí, fica bem fácil entender porque determinadas músicas ou programas de televisão não são apropriadas para esse público.

Criança precisa participar de temas que envolvam respeito e empatia e então, sim, no momento certo, na idade certa, ela saberá usar esse emaranhado de informações para realizar julgamentos de valor para questões mais complexas, pois ela entenderá que nada pode se sobrepor ao respeito, tão fundamental para a vida no planeta. Respeito ao meio ambiente e a todas as formas de vida!

Todo o resto pode ser na melhor das hipóteses, em vão. O mais provável é que assuntos fora da capacidade interpretativa e laboral das crianças venham perturbar a cabecinha delas com polêmicas infrutíferas e monstros do armário com gavetas cheias de dúvidas e assombros.

Existe o tempo certo para tudo na vida e se não é possível perceber a importância disso, o respeito já passou longe.

 

Notícias relacionadas