Coluna do Mani

Coluna do Mani – 18/05

Seis décadas de história Em 16 de maio de 2019, uma empresa pomerodense completou 60 anos! A Impressora Mayer é referência quando o assunto é impressão de qualidade além de, também, ser responsável pelas páginas impressas do Jornal de Pomerode desde sua fundação. Mais do que uma gráfica, a Mayer…

20 de maio de 2019

Seis décadas de história

Em 16 de maio de 2019, uma empresa pomerodense completou 60 anos! A Impressora Mayer é referência quando o assunto é impressão de qualidade além de, também, ser responsável pelas páginas impressas do Jornal de Pomerode desde sua fundação.

Mais do que uma gráfica, a Mayer faz parte da história de nossa cidade, de seus colaboradores e de seus clientes. Não é fácil chegar aos 60 anos! Desejo ainda mais sucesso à empresa e que muitos e muitos anos ainda possam ser comemorados!

(Foto: Divulgação)

Alteração no trânsito em virtude da Copa Hans Fischer

No dia 18 de maio, sábado, a partir das 12h até o fim da prova, o trânsito na Rua Leopoldo Blaese terá seu fluxo desviado logo na entrada. Para quem vai seguir sentido Pomerode/Timbó o desvio se fará defronte as Velas Guenther e passará por trás da Casa Do Imigrante. Já para quem vir no sentido oposto, Timbó/Pomerode, o trânsito fluirá normalmente, porém se pede atenção devido aos atletas.

No dia 19, domingo, as Ruas 15 de Novembro, Vila Nova, Curt Hering, Juergen Weege, Nereu Ramos, Dom Pedro I, Rudolfo Schippmann, Werner Strelow e Anna Utpadel terão seu fluxo interrompido a partir das 7h até o termino da prova. As Ruas Arno Weege e Guilherme Greuel terão o seu trânsito liberado somente no sentido centro.

SC sanciona lei que regulamenta uso de canudos

A aprovação pela Assembleia Legislativa do projeto de lei (nº 152/2018), que trata da obrigatoriedade dos estabelecimentos comerciais utilizarem canudos fabricados com produtos biodegradáveis ou similares no estado, reforça o consumo consciente. A avaliação é da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) que, junto com entidades do setor plástico, auxiliou a Assembleia Legislativa (Alesc) no aprimoramento e consolidação da lei, proposta pelo deputado João Amin, e aprovada em plenário no dia 16 de abril. Com a nova legislação, consumidores e comerciantes poderão escolher entre produtos biodegradáveis, recicláveis (como os feitos com plástico) ou esterilizáveis e reutilizáveis. Cada um deles tem suas vantagens em relação à sustentabilidade.

Ainda em abril, a Fiesc encaminhou ofício ao governador Carlos Moisés da Silva defendendo a sanção do projeto. Com a sanção do projeto pelo governador no dia 14 de maio, Santa Catarina passa a ser o primeiro estado do país a construir uma legislação pacífica, estabelecendo importantes restrições na fabricação de canudos com materiais oxidegradáveis, oxibiodegradáveis ou pró-degradantes, que são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Além da Fiesc, participaram da construção da proposta o Sinplasc, Sindesc, Simpesc, Abrade, Abiplast e Plastivida.

Aquém da meta!

O prazo final da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe é 31 de maio. Até lá, Santa Catarina precisa alcançar uma cobertura vacinal de, ao menos, 90% dos grupos prioritários, segundo meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. 

No entanto, de acordo com o balanço divulgado na terça-feira, dia 14, pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde Santa Catarina, apenas 52,48% das pessoas que fazem parte do público-alvo procuraram as unidades de saúde para tomar a vacina.

Em Pomerode, também até o dia 14, a cobertura total era de 67,20%. Por grupos, Crianças: 63,20%, Profissionais da Saúde: 65,07%, Gestantes: 49,66%, Puérperas: 89,58%, Idosos: 72,99%, Professores: 71,12% e Comorbidades: 62,06%. 

Vamos lá, pessoal! A prevenção é ainda o melhor remédio.

Gripe em Santa Catarina

De acordo com o último boletim da Dive/SC, do início do ano até 10 de maio de 2019 foram confirmados 32 casos de Influenza em Santa Catarina, sendo 26 pelo vírus A (H1N1) e seis pelo vírus A (H3N2). Os municípios que apresentaram ocorrências confirmadas foram: Blumenau com seis casos; Florianópolis, com quatro casos; Chapecó, Itajaí e Joinville, com três casos cada; Jaraguá do Sul e Tubarão, com dois casos cada; Braço do Norte, Brusque, Camboriú, Criciúma, Lages, Maravilha, Palhoça, Pomerode e São José, com um caso cada.

Dos 32 casos de Influenza, 22 apresentaram algum fator de risco associado, dos quais 10 eram idosos (acima de 60 anos); duas crianças menores de dois anos; um obeso e nove eram portadores de doenças crônicas.

Três pessoas morreram, todas pelo vírus A (H1N1). Um homem, de 52 anos, morador de Tubarão; uma mulher, de 79 anos, moradora de Blumenau; e uma mulher, de 48 anos, moradora de Jaraguá do Sul. Os três apresentaram algum fator de risco para o agravamento da doença.

 

 

Notícias relacionadas