Coluna do Mani

Coluna do Mani – 02/02

Em busca de mais um recorde Nossa cidade não cansa de obter novas conquistas. Isso porque, além da Osterbaum, podemos ter mais uma atração pomerodense no livro dos recordes: o maior ovo de Páscoa do mundo, que está sendo construído para a próxima Osterfest. A estrutura já está sendo montada…

1 de fevereiro de 2019

Em busca de mais um recorde

Nossa cidade não cansa de obter novas conquistas. Isso porque, além da Osterbaum, podemos ter mais uma atração pomerodense no livro dos recordes: o maior ovo de Páscoa do mundo, que está sendo construído para a próxima Osterfest.

A estrutura já está sendo montada e terá cerca de 15 metros de altura, fazendo parte das atrações da Páscoa mais alemã do Brasil. 

Em breve, teremos mais informações sobre mais esta inovação. Aguardemos!

(Foto: Raphael Carrasco)

Diz que me disse

Este velho jargão está em moda na politica pomerodense. Um diz que sim e outro desmente. É o que está acontecendo em torno do mandato do vereador Deoclides Correa, que teve publicado, em novembro do ano passado, um ofício do diretório estadual de seu partido – PSDB – e assinado pelo presidente, de sua expulsão e, consequentemente, a perda da cadeira no Legislativo. Do outro lado, o vereador havia conseguido, no TRE estadual, a decisão de sair do partido sem a perda do mandato, alegando perseguição e discriminação, que agora se encontra em grau de recurso no TSE. Ou seja, ação e reação, mas sem efeito concreto até este momento. Correa continua na Câmara de Vereadores até que todas essas questões sejam resolvidas. Os ânimos prometem esquentar entre os nobres edis.

Contribuição a uma blumenauense

Há quase dois anos, a vida da família Kuss, de Blumenau, sofria com uma descoberta que mexe com o emocional de qualquer pessoa. Barbarah Amábile Kuss, em março de 2017, descobriu que possuía Leucemia Linfóide Aguda (LLA) e iniciou o tratamento no Hospital Santo Antônio. Seu tratamento, no local, durou cerca de seis meses e, no dia 15 de setembro, ela recebeu alta do hospital.

Barbarah precisava de um transplante de medula e conseguiu um doador 100% compatível, mas, em três tentativas de fazer o transplante, precisaram voltar ao Santo Antônio e fazer ciclos de quimioterapia. A Baby, como é carinhosamente chamada, está com as plaquetas muito baixas e sem via de acesso.

Por isso, ela precisa de novas doações de sangue, do tipo O+, para que as plaquetas estejam em um nível aceitável para fazer o tão esperado transplante. Quem quiser contribuir, pode ir ao Hemosc de Blumenau, informando o nome da paciente.

Nova reitora

Na quinta-feira, dia 31 de janeiro, ocorreu a cerimônia de posse da nova reitoria da Universidade Regional de Blumenau (Furb), no Teatro Carlos Gomes. Márcia Cristina Sardá Espíndola, eleita pela comunidade universitária, em outubro do ano passado, a partir de agora, assume o cargo de reitora no lugar de João Natel Pollonio.

Márcia será a primeira mulher a assumir a reitoria da Universidade, nos 54 anos de história da instituição, e tem como vice-reitor o professor João Guergel Calvet da Silveira, de 2019 a 2023. 

O evento contou com a presença de autoridades locais, regionais e nacionais. 

Na abertura oficial, a Orquestra de Cordas da Furb fez uma apresentação musical. Também ficou a cargo de um quinteto da Orquestra a execução do Hino Nacional.Conforme determina resolução interna, a eleição passa por duas consultas prévias, sendo que na segunda, participam apenas os dois candidatos com maior número de votos. Márcia e Gurgel foram para a segunda etapa e venceram com 51,47% dos votos.

A decisão foi referendada pelo Conselho Universitário e, agora, aguarda assinatura de portaria pelo prefeito municipal.

Terceiro ninho

Técnicos do Projeto Tamar encontraram, na segunda-feira, o terceiro ninho de tartaruga-cabeçuda na Praia do Canto Grande, em Bombinhas. Este é o maior número de ninhos já registrado no estado. O local onde está localizado, foi totalmente cercado, para que não haja dano aos filhotes.

O primeiro ninho de tartaruga-cabeçuda foi encontrado na praia de Canto Grande no mês de dezembro, mas não tinha filhotes. A suspeita dos pesquisadores é que os ovos não tenham sido fecundados. Eles foram levados para pesquisadores, em Florianópolis, que irão identificar se houve algum embrião nos ovinhos.

Se é fake, não é news

Nesta semana, mais uma notícia falsa preocupou toda a população de Santa Catarina e do Brasil. 

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Defesa Civil, esclareceu, na última quarta-feira, dia 30 de janeiro, que não existe alerta de furacão para o litoral catarinense. A falsa afirmação foi disseminada por áudios através de redes sociais e grupos de WhatsApp.

A tendência é de mudança do tempo apenas no fim de semana, devido a passagem de uma frente fria e, posteriormente, de uma massa de ar mais frio.

Informações falsas e sem procedência têm apenas o objetivo de desinformar e gerar pânico na população, por isso, novamente, alertamos que, antes de compartilhar qualquer informação, verfique a veracidade dela. 

É, também, importante destacar que informações e alertas confiáveis estão disponíveis nos sites do Governo do Estado. Da mesma forma, está disponível o serviço gratuito de alertas via SMS. Para isso, basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199, contendo o CEP do local que deseja receber os alertas.

Na terça-feira, dia 29, o Ministério da Saúde se manifestou, também, a respeito da circulação de uma mensagem falsa, compartilhada através de mensagens, pedindo dinheiro em nome do Ministro da Saúde, Henrique Mandetta, e de seu chefe de gabinete, Alex Machado Campos. 

Na ocasião, foi esclarecido que nenhuma autoridade do Ministério da Saúde envia, por mensagens, pedidos de doações ou pagamentos para qualquer situação. 
Portanto, nos posicionamos mais uma vez, em repúdio as fake news e chamamos a atenção para estes dois casos. 

Notícias relacionadas