Dica dos Bombeiros

Acidentes domésticos: queimaduras. Como proceder?

As queimaduras estão entre os principais acidentes domésticos, e principalmente ocorrem por contato com superfícies quentes panelas,  fogões ou líquidos super aquecidos, como água e óleo.  Queimaduras são lesões na pele provocadas pelo contato direto com fontes de calor, radiação, eletricidade, substâncias químicas ou superfícies geladas. Elas podem envolver diferentes…

10 de setembro de 2021

As queimaduras estão entre os principais acidentes domésticos, e principalmente ocorrem por contato com superfícies quentes panelas,  fogões ou líquidos super aquecidos, como água e óleo. 

Queimaduras são lesões na pele provocadas pelo contato direto com fontes de calor, radiação, eletricidade, substâncias químicas ou superfícies geladas. Elas podem envolver diferentes camadas da pele e justamente por isso, são classificadas em primeiro, segundo e terceiro grau.

 

Queimaduras de 1º Grau

 Ocorre quando atinge a camada mais superficial da pele. Seus sinais e sintomas são, dor intensa, vermelhidão e edema no local. Esse tipo de lesão não produz bolhas na pele, podendo ocorrer descamação da pele no local, sem deixar sequelas. 

Podemos citar como exemplo a queimadura do sol.

 

Queimaduras de 2º Grau

Apresenta vermelhidão e dor similar à queimadura de 1° grau, a pessoa pode desenvolver bolhas e a queimadura pode ter uma aparência mais úmida.
 Podem se perder algumas terminações nervosas, o que pode ser muito doloroso, e a pessoa pode perder também pelos e algumas glândulas sudoríparas, devido à profundidade. 

Após a cicatrização da queimadura de segundo grau, a recuperação pode ser completa ou resultar em manchas.

 

Queimaduras de 3º Grau

A queimadura de 3° grau é o tipo mais grave, porque pode atingir não somente a pele, mas também os músculos e ossos, suas lesões possuem uma grande gravidade.

 

O que fazer após uma queimadura?

Após uma queimadura, a melhor forma de tratar a lesão é interrompendo o contato da pele com a substância que está causando a queimadura e lavar o local atingido com água corrente. 

É preciso manter o membro queimado ou a parte do corpo que foi queimada debaixo da água por pelo menos 15 minutos. Depois disso, procure ajuda médica para saber como proceder com o tratamento da queimadura.

 Muito importante é não estourar bolhas de jeito nenhum, porque elas acabam por proteger a pele.

Lembrando que não é correto aplicar pasta dental, café ou de mais crenças que ouvimos, pois isso poderá prejudicar mais a área queimada.

Caso necessário entre em contato com os serviços de emergência Bombeiros 193 e Samu 192.

Notícias relacionadas