Educação

Colégio Fátima promove “1º Leituraço”, na Praça Jorge Lacerda

Iniciativa tem o objetivo de oportunizar um espaço diferente de leitura para os alunos, visando tornar o hábito de ler uma atividade prazerosa

19 de maio de 2023

Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode

A Praça Jorge Lacerda, no Centro da cidade, foi tomada por jovens leitores, na manhã desta sexta-feira, 19 de maio. Alunos do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Fátima aproveitaram a manhã de sol para colocar em prática o “1º Leituraço”, iniciativa de incentivo à leitura, promovida pela instituição.

Segundo a coordenação do Colégio, “Leituraço rima com abraço, e significa algo muito intenso e expressivo”. Com o desejo de despertar a leitura e com o intuito de formar sujeitos leitores, críticos e reflexivos, foi lançado o projeto “Leituraço do Colégio Fátima”, organizado pelas professoras de Português Marinês Ulbriki Costa (do Ensino Médio) e Silvia Camilotti (do Ensino Fundamental 2).

O objetivo da atividade, segundo as professoras, é oportunizar um espaço diferenciado para os estudantes, no caso a Praça, que é aconchegante, agradável e em meio à natureza, representando vivacidade, energia e vitalidade, qualidades que precisam estar relacionadas à leitura, tornando-a mais atrativa, mais prazerosa para os estudantes.

Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode

 

“Ler é prazer, e o prazer precisa estar associado com palavras, com sons, com cores e sabores. Enquanto os alunos interagem com as leituras, eles degustam os quitutes e saboreiam um café delicioso, ou até um chimarrão quentinho. Ainda, eles vivenciam novas e saborosas experiências, externas ao ambiente escolar, imprescindíveis para ressignificar as práticas leitoras na atualidade. Precisamos desmistificar que ler é enfadonho, chato e cansativo, e tornar a leitura uma prática diária e relevante”, destacam as professoras.

Os alunos puderam aproveitar a manhã de sol para leitura no gramado, nos bancos, próximos às árvores e em conjunto, para enriquecer a experiência proporcionada.

Por fim, o Colégio Fátima enaltece o compromisso em fazer dos alunos os protagonistas no ato de aprender e, por isso, estimula os estudantes à leitura. O propósito do “Leituraço” é fazer com que toda a comunidade escolar abrace a causa de trabalhar em parceria, com compromisso de todas as áreas e componentes curriculares.

Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode

 

Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode

 

Foto: Paola Stefany Maass de Souza

Notícias relacionadas