Meio Ambiente

Cobra considerada exótica é encontrada em quintal de residência, em SC

Serpente da espécie conhecida como corn snake tem origem nos Estados Unidos

5 de novembro de 2024

Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

Na tarde desta segunda-feira, 04 de novembro, uma cobra de espécie considerada exótica no Brasil foi encontrada em uma residência, em Santa Catarina.

O caso ocorreu na capital do Estado, Florianópolis, e os moradores da casa acionaram o Corpo de Bombeiros depois de perceberem a cobra no quintal.

A serpente foi recolhida pelos Bombeiros e, em um primeiro momento, identificada como uma jiboia. No entanto, depois que foi levada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto do Meio Ambiente (IMA), a cobra foi identificada como da espécie corn snake, ou cobra do milho.

Segundo o Cetas, esta espécie é considerada exótica e invasora, com origem nos Estados Unidos. De acordo com o IMA, em reportagem do Portal G1 SC, Santa Catarina não possui criadores comerciais da espécie que sejam autorizados.

O biólogo Christian Raboch, também em entrevista ao G1 SC, disse que a cobra pode ser vindo para SC por meio de uma compra ilegal, do tráfico de animais.

Uma espécie é considerada exótica quando não ocorre naturalmente em um local, no caso da corn snake, no Brasil, e invasora pois encontrou no território condições para perpetuar a espécie.

Com informações de Portal G1

Notícias relacionadas