Cobertura vacinal contra o HPV em Pomerode é maior nas meninas do que nos meninos
Vacina é indicada para meninos e meninas de 09 a 14 anos. Delas, a cobertura vacinal já chegou a 98% em Pomerode
Foto: Envato Elements
O Ministério da Saúde (MS) lançou um painel para consulta de dados da vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) em todo o país.
Em Pomerode, para crianças de 09 a 14 anos, que são público-alvo da vacinação, 98,67% das meninas já foram vacinadas com a primeira dose e 83,51% com a segunda dose. Já entre os meninos, 72,15% já receberam a primeira dose e 61,02% a segunda dose.
A gerente de Vigilância Epidemiológica de Pomerode, Simone Steffens da Silva, destacou que os números do município são considerados bons.
“O intervalo de vacinação que o Ministério da Saúde recomenda a vacina contra HPV é de 9 a 14 anos. Temos percebido uma boa adesão à vacina, após muito trabalho de conscientização realizado com os pais, crianças e adolescentes. A parceria com a Secretaria de Educação do município, através da emissão da declaração de vacinas para matrículas e rematrículas, também é fundamental para tenhamos bons resultados”, explica.
A orientação, claro, é que os pais cujas crianças ainda não tenham a vacina, procurem a imunização, embora não haja a necessidade de correr para os postos de saúde, em busca do imunizante.
“A vacina está disponível diariamente em todas as salas de vacina. Apesar de estarmos recebendo um número inferior de doses ao que temos solicitado ao Ministério da Saúde, não temos percebido falta de vacina contra HPV”, destaca Simone.
Em Santa Catarina, no ano de 2022, os dados mostram que a cobertura vacinal em meninos e meninas com idade entre 9 a 14 anos, público-alvo para a vacinação, ainda está abaixo da meta desejada que é de 80%.
Nas meninas, a cobertura está em 79,76% com a 1ª dose e em 63,59% com a 2ª dose. Nos meninos, os números são menores, cobertura de 63,63% com a 1ª dose e 45,97% com a 2ª dose.
Importância da vacinação contra o HPV
A vacina contra o HPV começou a ser oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no ano de 2014, de forma escalonada. Atualmente, ela é indicada para meninos e meninas com idade entre 09 e 14 anos, no esquema de duas doses, com intervalo de seis meses entre a primeira e a segunda dose. A ampliação da oferta da vacina para meninos aconteceu recentemente, no mês de setembro de 2022. Antes, a vacina estava indicada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.
Outro público que também pode receber a vacina gratuitamente, pelo SUS, são pessoas que fazem parte de grupos com condições clínicas especiais com idade entre 9 a 45 anos (vivendo com HIV/AIDS, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos). Para elas, o esquema é de três doses (0, 2, 6 meses), independentemente da idade.
A vacinação contra o HPV é a medida mais eficaz para prevenir a infecção, ela atua contra os tipos de HPV mais frequentes (6, 11, 16 e 18) que são responsáveis pelo câncer de colo de útero, vagina, vulva, ânus e pênis e pelo aparecimento de verrugas genitais.