- Astrologia
- Auto
- Classificados
- Publicações Legais
- Bombeiros
- Colunas
- Comunidade
- Cotidiano
- Cultura
- Economia
- Entretenimento
- Educação
- Especiais
- Esporte
- Estado
- Eventos
- Fotolegenda
- Geral
- JP Explica
- Meio Ambiente
- Mundo
- País
- Perfil Empresarial
- Polícia
- Política
- Obituário
- Osterfest Ao Vivo
- Revista JP
- Saúde
- Segurança
- Serviços
- Tecnologia
- Turismo
- Trânsito
- Vale do Itajaí
FOTOS: cidades de SC amanhecem com temperaturas negativas, geada e belas paisagens
Fotos mostram a vegetação coberta por uma leve camada de gelo

Foto: Mycchel LegnaghiSão Joaquim Online/Imagem ilustrativa
Na quinta-feira, 18 de julho, a Serra de Santa Catarina amanheceu com temperaturas abaixo de zero. Em Urupema, na Serra catarinense, a mínima atingiu -1,3ºC às 8h, conforme dados da Epagri/Ciram, responsável pelo monitoramento meteorológico estadual.
Em São Joaquim, também houve formação de geada, proporcionando belas paisagens em uma das regiões mais frias do Brasil. Apesar do frio matinal intenso, o dia foi predominantemente ensolarado, com temperaturas altas durante a tarde.
São Joaquim, também situada na Serra, registrou temperatura mínima de -1,6ºC, de acordo com informações da estação meteorológica da prefeitura disponíveis no site do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
As fotos mostram a vegetação coberta por uma leve camada de gelo no Vale dos Caminhos da Neve, localizado aproximadamente 3 quilômetros do centro da cidade.

Foto: Mycchel LegnaghiSão Joaquim OnlineDivulgação
A geada ocorre quando a umidade do ar está alta e as temperaturas caem drasticamente, formando uma camada de gelo sobre as superfícies.
Embora possa parecer um fenômeno raro, a geada é comum nas áreas mais elevadas de Santa Catarina e pode ocorrer ao longo de todo o ano, inclusive durante o verão.