Chuvas em SC: Jaraguá do Sul supera 140 mm em 24 horas, ultrapassando a média esperada para o mês
Pomerode está em terceiro lugar no registro de acumulados de precipitação, nas últimas 24 horas
Foto: Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Jaraguá do Sul
O último final de semana de abril foi marcado por fortes chuvas em diversas regiões de Santa Catarina, em especial entre o Grande Oeste, Vale do Itajaí e Litoral Norte, onde a chuva ocorreu, por vezes, de forma intensa, acompanhada de temporais, raios e rajadas de vento.
De acordo com a equipe de Monitoramento e Alerta da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), Jaraguá do Sul foi o município que registrou os maiores acumulados de precipitação, nas últimas 24 horas os volumes ultrapassaram a casa dos 140 mm, representando um pouco mais do volume esperado para o mês de abril na região.
A SDC havia emitido um Aviso de Observação no domingo, 28, o risco estava se apresentando como moderado para praticamente toda Santa Catarina, com exceção de partes do Planalto Norte, Litoral Norte e Baixo Vale do Itajaí que estavam com risco baixo. Entretanto, o sistema de chuva intensa acabou se confirmando um pouco mais ao norte do que os modelos estavam prevendo. A SDC através do serviço Nowcasting, acompanhou o deslocamento da frente fria através do Monitoramento e envio de Alertas Meteorológicos. Além disso, os radares meteorológicos de Chapecó e Lontas identificaram o deslocamento de intensas células de tempestade sobre a região de Ponte Serrada, no Oeste catarinense, e sobre a região de Jaraguá do Sul, no Litoral Norte.
Conforme dados do relatório emitido na manhã desta segunda-feira, 29, pela Diretoria de Gestão de Desastres da SDC, até o momento, nove municípios registraram alterações, não ocorreram registros de danos humanos, não foram solicitados itens de assistência humanitária e não há decretos de situação de emergência por parte dos municípios atingidos.
Cabe ressaltar que os dados coletados para o relatório são provenientes de informações das Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil e das Agências do Grupo de Ações Coordenadas do Estado de Santa Catarina. O Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) está operando em nível amarelo, MONITORAMENTO INTENSIFICADO para acompanhamento do cenário meteorológico com riscos associados.
Atualização das ocorrências nos municípios
- No município de Jaraguá do Sul, desde domingo, 28, houve diversos registros de alagamentos. Durante a madrugada desta segunda, 29, ocorreu uma queda de barreira e isso culminou na obstrução do acesso de cinco residências no bairro Jaraguá 99. Segundo a Coredec de Jaraguá do Sul, o setor de obras do município iniciou ainda na parte desta manhã o restabelecimento da via;
- Guaramirim apresentou vários pontos de alagamentos;
- Em Ponte Serrada houve registro de alagamentos na tarde de ontem, domingo, 28;
- Vargeão teve registro de inundação brusca no Centro, afetando casas e estabelecimentos comerciais. Além disso, a Escola de Educação Básica Kyrana Lacerda ficou inundada e parte do muro em frente à escola foi destruído;
- Ascurra, Rio dos Cedros e Indaial registram pontos de alagamentos;
- E nos municípios de Timbó e Pomerode ocorreram queda de muros, não apresentando danos humanos.
Saiba mais sobre as condições meteorológicas
::: Previsão do tempo: Calor intenso e temporais no início de maio :::
::: Temporais isolados entre as tardes e noites desta segunda (29/04) e terça-feira (30/04) :::
Fonte: Agência de Notícias/Secom