Estado

Chuva intensa e temporais são esperados entre quinta e sexta-feira (07), em SC

Associado aos temporais são esperados raios, rajadas de vento e granizo

5 de fevereiro de 2025

Foto: Envato Elements

Entre a tarde desta quinta (06) e a sexta-feira (07), a instabilidade ganha força em Santa Catarina com o avanço lento de uma frente fria pelo oceano, o que favorece a ocorrência de temporais e de chuva intensa de forma mais ampla no estado.

O amanhecer de quinta-feira conta com bastante nebulosidade e sensação de abafamento. Com algumas aberturas de sol, as temperaturas sobem rapidamente em todas as regiões.

Entre a tarde e noite, a aproximação de uma frente fria, associada a formação de um ciclone em alto mar, aumenta as instabilidades, provocando temporais e chuva intensa, em especial nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul. As temperaturas máximas superam os 30°C na maior parte do estado novamente, com exceção das áreas de divisa com o estado do Paraná. A sensação é de abafamento.

Já o amanhecer de sexta-feira (07), conta com bastante nebulosidade e o dia terá poucas aberturas de sol. No decorrer da tarde podem ocorrer temporais isolados, entretanto, com o reforço da umidade vinda do mar, as regiões litorâneas também podem registrar uma noite chuvosa. As temperaturas seguem elevadas e com sensação de abafamento, marcando valores entre 28 e 34°C na maior parte do estado.

Associado aos temporais são esperados raios, rajadas de vento, granizo além de chuva intensa em curto período de tempo.

De acordo com a Defesa Civil, o risco é moderado para ocorrências relacionadas a alagamentos, eventuais enxurradas e queda de galhos e árvores.

A Defesa Civil recomenda:

  • Durante os temporais busque um local abrigado e jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
  • Redobre cuidados próximo a áreas de encosta.
  • Fique atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes.

Notícias relacionadas