Estado

Cenário de filme: frio de -9°C congela a Serra Catarinense e encanta moradores

Bom Jardim da Serra teve a menor temperatura do estado nesta sexta-feira (26), enquanto geadas intensas e fenômenos provocados pelo frio extremo transformaram a paisagem da Serra Catarinense

26 de junho de 2026

Foto: Reprodução / Redes Sociais

A intensa massa de ar polar continua provocando temperaturas extremamente baixas em Santa Catarina. Na manhã desta sexta-feira, dia 26 de junho, Bom Jardim da Serra registrou -9°C, a menor temperatura do estado, proporcionando uma das paisagens mais impressionantes do inverno na Serra Catarinense.

No loteamento Terra do Gelo, o frio intenso cobriu a vegetação com uma forte camada de geada, congelou córregos e ainda favoreceu a formação do raro fenômeno conhecido como needle ice (agulhas de gelo), que ocorre quando cristais de gelo se formam e emergem do solo em condições de temperaturas extremamente baixas.

Em São Joaquim, os termômetros marcaram -6,4°C nas primeiras horas do dia. O frio foi suficiente para congelar poças d’água, formando desenhos de gelo nas margens das estradas da região. Na quinta-feira, dia 25 de junho, quando as temperaturas foram ainda mais baixas, o lago da Praça da Igreja também congelou, atraindo moradores que aproveitaram para registrar a paisagem durante a semana mais fria do ano.

Apesar do frio intenso, os termômetros começam a apresentar uma leve elevação em parte do estado. Ainda assim, as cidades da Serra Catarinense seguem como exceção. Por volta das 07h30min desta sexta-feira, Bom Jardim da Serra registrava -9°C, apenas 0,1°C acima da mínima registrada no dia anterior.

Na Capital, Florianópolis amanheceu com 4,6°C, temperatura superior aos 2,2°C registrados na quinta-feira, dia 25 de junho, quando a cidade teve o dia mais frio do ano. Mesmo com a elevação, o vento gelado manteve a sensação de frio intensa.

Massa de ar polar mantém frio intenso

Segundo a previsão para esta sexta-feira, o ar seco e frio permanece sobre Santa Catarina, garantindo predomínio de sol entre poucas nuvens e mantendo condições favoráveis para novos episódios de congelamento de poças d’água, especialmente nas áreas mais altas.

As temperaturas mínimas ficaram entre 4°C e 10°C no Litoral e regiões próximas, entre 0°C e 5°C no Grande Oeste e seguiram negativas no Meio-Oeste e nos Planaltos.

Durante a tarde, as máximas não devem ultrapassar 19°C no Norte do estado. No Vale do Itajaí e Sul catarinense, os termômetros podem chegar aos 18°C. Já no Planalto Norte e Grande Oeste, as máximas ficam em torno de 16°C, enquanto o Planalto Sul deve registrar, no máximo, 9°C.

Notícias relacionadas