Esporte

Cavalgada no Ribeirão Souto é coroada de sucesso

Evento realizado pelo Clube do Cavalo Germano Tiedt, ocorreu no último fim de semana.

29 de novembro de 2022

Foto: Bob Gonçalves / Jornal de Pomerode

Na manhã chuvosa de sábado, 26 de novembro, o bairro de Ribeirão Souto recebeu a 1ª edição da Cavalgada Cavaleiros do Germano Tiedt. Cerca de 175 participantes estiveram presentes no passeio, que percorreu belas paisagens do interior da localidade.

Os cavaleiros e amazonas, vindos de diversas cidades de Santa Catarina, se reuniram no Rancho Just, para a cavalgada, que percorreu cerca de 17km. Segundo Alicio Heringer, um dos integrantes do clube, o grupo esteve muito motivado em realizar este evento.

“Como participamos de muitas cavalgadas, em outras cidades, resolvemos organizar uma também, para que nossos amigos pudessem conhecer nosso rancho e o interior de nossa localidade. E como em todos os lugares somos muito bem recebidos e criamos uma forte amizade, então, nada mais justo do que retribuir este carinho que recebemos”.

A programação iniciou na sexta-feira, dia 25, com um delicioso Entrevero. Já no sábado pela manhã, a partir das 7h, os participantes puderam tomar um café da manhã, como preparação para a cavalgada, que teve seu início às 8h30min. Nem mesmo a chuva tirou a alegria dos presentes, que puderam curtir o trajeto com seus animais, charretes e carroças.

“O pelotão subiu pela Rua Ribeirão Souto, voltou pela Arthur Pfuetzenreiter, passando pela propriedade da família Manske, seguiu pelo Ribeirão Luebke, atravessando os terrenos das famílias Fischer e Marquardt, e retornou para a Rua Ribeirão Souto, até finalizar no rancho”, destaca Heringer.

 

Foto: Bob Gonçalves / Jornal de Pomerode

 

Após a cavalgada, todos puderam participar de um almoço de confraternização, realizado no Clube de Caça e Tiro Germano Tiedt.

“Vendemos 321 refeições, o que nos deixou muito satisfeitos. Os presentes puderam se divertir com música ao vivo e o sorteio de brindes, entre ele, um tambor para assar carne e um leitãozinho, o que divertiu a todos. Ficamos muito felizes com este dia de confraternização”, ressalta.

O Clube do Cavalo GermanoTiedt, que conta com 21 integrantes, agradece a presença de todos e, principalmente, àqueles que proporcionaram estes momentos de diversão e alegria.

 

Foto: Bob Gonçalves / Jornal de Pomerode

 

“Sabemos que fazer um evento como este não é fácil, portanto, o nosso sentimento de gratidão vai para todos que nos ajudaram, direta ou indiretamente, para o sucesso desta cavalgada, principalmente, aos participantes e suas famílias, que a tornaram ainda mais bonito. Muito obrigado, também, às famílias Marquardt, Fischer e Manske, que abriram as porteiras de suas propriedades, para que pudéssemos passar”, frisa Alicio.

No entanto, não dá para falar em cavalgada no Ribeirão Souto, sem citar o nome de dois grandes incentivadores desta prática e grandes inspiradores para as futuras gerações: Ivo e Miro Just.

 

Foto: Bob Gonçalves / Jornal de Pomerode

 

“Posso afirmar, com certeza, de que se não fosse por eles, nada disso aconteceria. Ambos nasceram em uma época em que tudo era movido à tração animal e, apesar de toda a modernização, eles continuam cultivando essa tradição. São dois apaixonados por cavalos e fazem questão de passar essa cultura para seus filhos e netos. Os animais deles ali são tudo para esses dois homens. Então, toda a nossa gratidão e reverência a esses bravos guerreiros, que enfrentam tudo em nome da tradição”, finaliza Heringer.

 

Confira as fotos do evento:

 

Notícias relacionadas