Estado

Catarinenses ainda passarão por frio intenso nos próximos dias

O amanhecer da quarta-feira (14), será com temperaturas mínimas negativas ou próximas dos 0°C no Vale do Itajaí

13 de agosto de 2024

Foto: Mycchel Legnaghi / @saojoaquimonline.com.br

A atuação de uma massa de ar frio de origem polar mantém as temperaturas baixas e a sensação de frio intenso em Santa Catarina nos próximos dias. Na tarde desta terça-feira, 13 de agosto, as máximas variam entre 17 e 20°C na maior parte do Grande Oeste e entre 9 a 17°C nas demais áreas.

O vento perde força gradualmente no decorrer do dia, mas o mar continua entre grosso a muito agitado e com risco de ressaca entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis oferecendo risco alto a muito alto para ocorrências relacionadas à erosão costeira e ressaca nessas áreas. No Litoral Norte, o risco é moderado.

O amanhecer da quarta-feira, 14 de agosto, novamente será com temperaturas mínimas negativas ou próximas dos 0°C no Meio-Oeste, nos planaltos, no Vale do Itajaí, no Litoral Norte, na Grande Florianópolis Serrana e nas áreas Serranas do Litoral Sul, nas demais regiões, elas ficam abaixo dos 10°C.

A tarde será ensolarada e de temperaturas amenas, variando entre 18 e 24°C em boa parte do estado. A agitação marítima também diminui em todo o litoral, mas ainda são esperadas ondas de até 3,5 m no Litoral Sul e até 3,0 m em alto mar na região de Florianópolis, onde os ventos estarão predominantes de norte com rajadas de até 50 km/h.

Na quinta-feira, 15 de agosto, a massa de ar seco segue mantendo o tempo estável. Entre a madrugada e início da manhã, espera-se a formação de nevoeiros em várias regiões, mas que dissipam ao longo da manhã, dando lugar ao tempo ensolarado.

De forma localizada, especialmente em áreas de baixada entre os planaltos e Meio-Oeste, ainda são esperadas temperaturas próximas a abaixo de zero com condição para formação de geada. De forma geral, no entanto, as temperaturas variam entre 3°C e 12°C pelo estado.

Durante à tarde, as temperaturas variam entre 25°C e 30°C no Grande Oeste, 22° a 26°C no Litoral Sul e Planalto Norte e de 18°C a 24°C nas demais regiões. O risco é baixo para desconforto térmico, sobretudo entre a madrugada e o início da manhã.

O risco é moderado nas áreas em amarelo do mapa para ocorrências associadas ao declínio das temperaturas, como desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia.

A Defesa Civil recomenda:

  • Redobre a atenção com a população vulnerável e animais domésticos.
  • Procure se agasalhar e beber bastante água.
  • Evite locais aglomerados.
  • Mantenha a higiene das mãos.

Notícias relacionadas