Turismo

Caminhada Noturna da Rota do Enxaimel atrai cerca de mil participantes

Diversas atrações puderam ser conferidas, ao longo dos 12,5km de percurso.

26 de julho de 2022

Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode

A noite do último sábado, 23 de julho, levou cerca de mil pessoas às ruas do bairro Testo Alto, que percorreram os 12,5km da tradicional Caminhada Noturna da Rota do Enxaimel. Este número é o maior registrado pelo evento, ao longo de 10 edições.

Além das inscrições formalmente feitas e confirmadas antes do evento, muitos moradores de Pomerode e participantes “informais” também estiveram presentes, o que aumentou, ainda mais, o charme da ação, que contemplou as ruas Progresso e Testo Alto.

Os participantes se reuniram no Clube de Caça e Tiro Alto Rio do Testo (Salão Belz), onde foram recebidos pela organização. Após a acolhida, profissionais de Educação Física deram orientações e fizeram um alongamento, para que todos pudessem, enfim, partir e viajar pela história, cultura e tradição, preservadas de forma intensa e encantadora.

O caminho foi sinalizado por tochas e cada casa iluminada se transformava no convite para uma parada contemplativa ou para o registro, em fotos ou vídeos.

Além de caminhar, os mais animados puderam dançar ao ritmo das músicas típicas, embaladas pelo bandoneon, em dois diferentes pontos. Na Casa Strutz, além do som animado que rolava na varanda da construção histórica, os participantes ainda puderm prestigiar uma competição típica: a prova do serrador. Já no famoso ponto de ônibus decorado de Testo Alto, uma dupla de bandoneonistas animou o caminho.

Além disso, um ponto de apoio com água e frutas possibilitou que todos renovassem as energias, para que pudessem concluir, da melhor maneira possível, os 12.500 metros de caminhada.

 

Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode

 

Para o vice-prefeito de Pomerode, Chico Hass, que representou o Executivo no evento, foi muito positivo ver o engajamento da comunidade local. “É um orgulho poder retomar  este evento tão tradicional para a nossa cidade. Recentemente, a Rota do Enxaimel foi certificada pela ONU (Organização das Nações Unidas) como uma das melhores vilas turísticas do mundo. Isso faz com que as pessoas a vejam com outros olhos. E percorrê-la a pé, significa senti-la de uma maneira inteiramente única”, destaca.

A Caminhada Noturna Rota do Enxaimel, a primeira deste tipo no Brasil, surgiu em 2009, com o intuito de unir cultura, atividade física e entretenimento. Pessoas de todas as idades podem participar do passeio, que é totalmente gratuito.

 

Notícias relacionadas