Comunidade

Calor intenso pode causar temporais isolados na tarde deste domingo. Confira a previsão para os próximos dias

De forma pontual, a chuva pode ocorrer com forte intensidade e acompanhada de raios, rajadas fortes de vento e eventual granizo, sendo o norte do estado a região com maior chance de ocorrência.

4 de fevereiro de 2024

Foto: Envato Elements

Este domingo, 04 de fevereiro, será marcado pelo calor intenso, e sua combinação com instabilidades na atmosfera deve provocar pancadas de chuva e temporais isolados em todo o estado, de acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina.

A chuva ganha força entre a tarde e noite, trazendo risco baixo para destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica.

A chuva também pode ser volumosa em alguns momentos, provocando alagamentos e enxurradas pontuais, em especial nas áreas ao norte de Santa Catarina, entre o Baixo Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte. Nas áreas do Litoral Sul e parte da Grande Florianópolis, o risco é baixo para danos.

Confira a previsão para os próximos cinco dias:

DOMINGO – 04 de fevereiro

domingo (04) começa com sol e variação de nuvens no estado. A partir do final da manhã e principalmente entre a tarde e a noite, retornam as condições para pancadas de chuva e temporais isolados para todas as regiões, devido ao calor combinado a umidade disponível e também a uma frente fria que avança pelo mar.  De forma pontual, a chuva ocorre com forte intensidade e acompanhada de raios, rajadas fortes de vento e eventual granizo, sendo o norte do estado a região com maior chance de ocorrência. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais como, alagamentos e enxurradas pontuais, destelhamentos e quedas de galhos e árvores. O vento predomina de norte no estado, com virada rápida para sul no decorrer da tarde, com rajadas moderadas a fortes, que pontualmente superam 60km/h. À tarde faz calor com máximas em torno de 30°C na maior parte do estado e chegando aos 35 a 37°C no Extremo Oeste no Litoral.

 

SEGUNDA-FEIRA – 05 de fevereiro

Na segunda-feira (05), presença de sol entre algumas nuvens em todas as regiões. A partir da tarde, retornam as condições para pancadas isoladas de chuva e temporais isolados (típicos de verão), devido ao calor e umidade disponível.  O risco é baixo a pontualmente moderado para ocorrências associadas aos temporais. Vento de norte no estado, virando para sudeste/leste no decorrer da tarde, com rajadas nas áreas altas e no Litoral, onde pontualmente se aproximam de 60km/h. As temperaturas ficam semelhantes ao dia anterior, com mínimas acima de 20°C no Litoral e Oeste e entre 15 e 18°C nos planaltos e Meio-Oeste. À tarde as máximas superam os 30°C em todo estado, chegando aos 35°C no Extremo Oeste e no Vale do Itajaí. O mar continua calmo com ondas de nordeste e todo Litoral, virando para sul no Litoral Sul, com picos de 0,5 a 1,0m.

TERÇA-FEIRA – 06 de fevereiro

Terça-feira (06) de muito calor em toda SC, com temperaturas máximas se aproximando dos 40°C no Extremo Oeste e variando entre 30 e 35°C nas demais regiões. Com todo esse calor, no período da tarde há condições para pancadas de chuva e temporais isolados para todas as regiões, mas em especial do centro ao leste do estado. O risco é baixo a pontualmente moderado para ocorrências associadas aos temporais. Vento de sudeste a leste, com intensidade fraca. No amanhecer, temperaturas entre 13 e 15°C nos planaltos e parte do Meio-Oeste e entre 20 e 25°C nas demais regiões. Durante a tarde, as temperaturas máximas variam entre 30 e 35°C no estado, chegando aos 38°C no Extremo Oeste. A agitação marítima aumenta um pouco no Litoral Sul, com ondas de sul de 1,0 a 1,5m. No restante do Litoral ondas de sudeste a sul entre 0,5 e 1,0m.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre quarta (07) e quinta-feira (08), o forte calor se mantém e as temperaturas máximas permanecem em torno dos 40°C no Extremo Oeste e variando entre 30 e 36°C nas demais regiões, o que favorece à ocorrência de pancadas de chuva e temporais isoladas nas tardes, com risco baixo a localmente moderado para ocorrências associadas aos temporais.

 

Fonte: Defesa Civil de SC

Notícias relacionadas