Cotidiano

Calor acima dos 30°C e tempo firme marcam a semana em Santa Catarina

Semana será marcada por temperaturas elevadas, predomínio do sol e risco moderado para desconforto térmico, desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias

17 de agosto de 2026

Foto: Envato Elements / Imagem Ilustrativa

Santa Catarina terá uma semana marcada pelo tempo firme e pela elevação das temperaturas. De acordo com a previsão, os termômetros devem ultrapassar os 30°C em algumas regiões do estado, especialmente entre segunda (17) e terça-feira (18).

Nesta segunda-feira, o tempo firme continua predominando nas áreas do Grande Oeste e dos Planaltos. A circulação marítima começa a perder força e, no Litoral, o sol aparece entre poucas nuvens. Apesar da melhora nas condições do tempo, ainda há possibilidade de chuva passageira e de baixa intensidade nas primeiras horas da manhã e no início da noite nas áreas litorâneas.

O destaque do dia fica por conta das temperaturas elevadas durante a tarde. No Grande Oeste e no Litoral Sul, os termômetros podem ultrapassar os 30°C. Nas demais regiões catarinenses, as máximas devem variar entre 18°C e 21°C.

Na terça-feira (18), o calor ganha ainda mais força em Santa Catarina. Com a redução da circulação marítima, o sol volta a aparecer também no Litoral Norte, no Baixo Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis.

As temperaturas mínimas já começam elevadas nas primeiras horas do dia. No Litoral Sul, os termômetros devem marcar mais de 21°C, podendo chegar pontualmente aos 25°C. Nas demais regiões, as mínimas ficam entre 20°C e 23°C.

Durante a tarde, as temperaturas máximas devem superar os 32°C no Grande Oeste, no Litoral Norte, no Baixo Vale do Itajaí e no Litoral Sul. Nas demais áreas do estado, os termômetros devem se aproximar dos 30°C.

>>> Siga o canal do Jornal de Pomerode no WhatsApp

Segundo a previsão, o risco é moderado para ocorrências relacionadas ao desconforto térmico, à desidratação e ao agravamento de doenças cardiorrespiratórias.

Na quarta-feira (19), o tempo segue firme em todo o estado, com variação de nuvens. Entre o fim da manhã e o início da tarde, há possibilidade de chuva isolada em áreas do Grande Oeste e do Planalto Sul.

Nessas regiões, o risco é considerado baixo para alagamentos pontuais. Com o aumento da nebulosidade, as temperaturas não devem subir tanto quanto nos dias anteriores.

As máximas não devem ultrapassar os 25°C no Grande Oeste e no Litoral Sul. Nas demais regiões, os termômetros devem variar entre 26°C e 28°C.

Já entre quinta-feira (20) e sexta-feira (21), um novo sistema frontal começa a se organizar no Rio Grande do Sul. Esse processo favorece a ocorrência de temporais em toda a região de fronteira com o estado gaúcho.

Apesar da mudança nas condições do tempo, o risco para ocorrências associadas a alagamentos pontuais permanece baixo.

Notícias relacionadas