Vale do Itajaí

Brusque elege novo prefeito: André Vechi conquistou 40,54% dos votos

Eleição foi realizada neste domingo (03)

4 de setembro de 2023

Foto: Reprodução / Instagram / Arquivo pessoal

O município de Brusque, no Vale do Itajaí, tem um novo prefeito. André Vechi (DC) foi eleito neste domingo, 03 de setembro.

A cidade teve a realização de nova Eleição após a cassação dos mandatos do então prefeito, José Ari Vequi, e do vice-prefeito, Gilmar Doerner (DC), decidida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em abril deste ano. Os dois tiveram o mandato cassado por abuso de poder econômico na campanha, em 2020.

Então, neste domingo (03), os eleitores voltaram às urnas para eleger o novo prefeito. A Justiça Eleitoral catarinense finalizou a totalização do pleito às 18h32min, que resultou na vitória de Andre Vechi (DC) e Deco Batisti (PL) da coligação “Avança Brusque! Em Defesa da Liberdade!” (Republicanos/PL/DC) para os cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente.

A chapa foi eleita com 27.183 votos, o que representa 40,54% dos votos válidos. O segundo lugar ficou com a chapa composta por Simas (PP) e Danilo Rezini (PP) da coligação “Unidos pelo Povo, Comprometidos por Brusque!” (PP/PSD/União) com 18.716 votos (27,91%); em terceiro lugar ficaram Paulo Eccel (PT) e Enfermeira Dida Mafra (PSDB) da coligação “De Coração Aberto, Brusque!” (PSDB/Cidadania/PT/PCdoB/PV/PDT/PSB) com 15.679 votos (23,38%); e em quarto Molina do Ari (MDB) e Dr. Osvaldo (Podemos) da coligação A Resposta do Povo (Podemos/MDB), com 5.472 votos (8,16%).

Foram contabilizados ainda 1.396 votos em branco e 1.962 nulos. Ao todo, 95.403 eleitores estavam aptos a votar. O índice de abstenção foi de 26,20%.

André Vechi é administrador público e começou sua carreira na política em 2020, ao ser eleito vereador. Em 2023 ele se tornou Presidente da Câmara de Vereadores, o que o tornou sucessor no cargo de Prefeito, após a cassação do mandato do então prefeito e do vice-prefeito.

Com informações de O Município e Tribunal Superior Eleitoral

Notícias relacionadas