País

Brasileiros poderão observar Eclipse Lunar Penumbral nesta madrugada

Os eclipses lunares ocorrem durante a fase de lua cheia, quando a Terra se alinha entre a Lua e o Sol, projetando sua sombra sobre a superfície lunar. 

25 de março de 2024

Foto: Envato Elements

Os entusiastas da astronomia e também a população em geral terão a oportunidade de testemunhar mais um Eclipse Lunar Penumbral na madrugada desta segunda-feira, 25 de março. O fenômeno estará visível em todo o território brasileiro,

De acordo com os especialistas, o evento começará às 1h53 (horário de Brasília), com o ápice previsto para as 4h12. Durante esse período, a Lua passará pela penumbra da Terra, resultando em um escurecimento sutil de seu disco. Embora o fenômeno seja mais perceptível em condições de céu claro, sua visualização não requer equipamentos especiais, bastando apenas olhar para o céu.

Os eclipses lunares ocorrem durante a fase de lua cheia, quando a Terra se alinha entre a Lua e o Sol, projetando sua sombra sobre a superfície lunar.

“Os eclipses lunares podem transformar a superfície da Lua em um espetáculo visual impressionante, muitas vezes tingindo-a com tons de vermelho durante várias horas”, explica a publicação oficial da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) sobre o fenômeno.

Para os que não puderem testemunhar o eclipse desta madrugada, uma nova oportunidade surgirá entre os dias 17 e 18 de setembro, quando um eclipse lunar parcial estará visível novamente nos céus brasileiros.

Além disso, está previsto para março do próximo ano um eclipse lunar total, onde a Lua adquire uma tonalidade avermelhada peculiar.

Notícias relacionadas