Esporte

Brasil bate recorde de medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago

O Brasil terminou em segundo lugar no quadro geral de medalhas, com 205 conquistas.

5 de novembro de 2023

Nathalie Moelhausen, Bia Bulcão, Amanda Simeão e Victoria Vizeu, medalha de ouro na esgrima, por equipe. (Foto: Marina Ziehe/COB)

O Brasil conquistou um resultado histórico no quadro geral de medalhas dos Jogos Pan-Americanos. Na edição de 2023 da competição, realizada em Santiago, no Chile, o Time Brasil conquistou 205 medalhas, ao todo.

No último dia dos Jogos Pan-Americanos, este domingo, 05 de novembro, mais cinco medalhas foram adicionadas ao somatório brasileiro, sendo dois ouros (no karatê e no Tênis-de-mesa), além de duas medalhas de prata no tiro com arco e um bronze no ciclismo BMX.

Com isso, o quadro de medalhas do Brasil em Santiago terminou com 66 ouros, 73 pratas e 66 bronzes, total de 205, com a melhor campanha brasileira na história, em número de medalhas conquistadas.

Um dos destaques da campanha brasileira foi a ginástica rítmica, modalidade na qual as atletas brasileiras conquistaram todas as medalhas de ouro em disputa.

Outro destaque da campanha brasileira foi a primeira medalha de ouro da história da esgrima feminina do Brasil em Pans e ainda quebraram um jejum de 56 anos sem ouros brasileiros na modalidade.

A cerimônia de encerramento dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 será na noite deste domingo, 05, e os porta-bandeiras brasileiros serão Hugo Calderano, do tênis-de-mesa, e Nicole Pircio, da ginástica rítmica.

Hugo Calderano é tricampeão pan-americano individual, e Nicole Pircio conquistou três medalhas de ouro, no conjunto, nos cinco arcos e no misto (três fitas e duas bolas).

Notícias relacionadas