Bombeiros

Bombeiros detalham ocorrência de incêndio em edificação comercial, em Pomerode

O fogo se iniciou em uma das salas comerciais do local e depois se propagou para salas anexas

13 de dezembro de 2023

Foto: Charles Perini

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Pomerode divulgou mais detalhes sobre a ocorrência de incêndio em uma edificação com salas comerciais, registrada na tarde desta quarta-feira, 13 de dezembro, em Pomerode.

O acionamento ocorreu por volta das 13h17min e foi enviado ao local uma equipe com sete bombeiros, além de dois caminhões de combate a incêndios e uma ambulância. A Gerência de Trânsito de Pomerode (Getran) também auxiliou no caso.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio foi em uma das salas comerciais, com propagação do fogo para outras salas anexas.

As chamas se iniciaram em uma loja de decorações, camas e colchões, que teve toda sua estrutura e produtos afetados pelas chamas e pela fumaça.

Uma das salas ao lado, de itens de vestuário, teve danos devido ao calor propagado e pela fumaça que tomou o ambiente.

Uma terceira sala, também ao lado do local onde se iniciou o incêndio, onde funciona uma floricultura, acabou sendo tomada pela fumaça, mas sem grandes danos.

Também de acordo com as informações divulgadas pelos Bombeiros, o incêndio estava confinado na sala onde iniciou, uma vez que o local estava fechado para o almoço, o que diminuiu a velocidade de propagação do incêndio, pela falta de ventilação no local.

O fato de a sala estar fechada, inicialmente, permitiu que as equipes, ao adentrarem a edificação, pudessem rapidamente conter os focos de chamas, que se encontravam concentrado nos fundos da sala comercial, de aproximadamente 80 metros quadrados.

Após o controle das chamas, foi realizado o trabalho de ventilação do local, a fim de retirar a fumaça concentrada no ambiente. Este trabalho foi realizado através do emprego de ventilação mecânica e hidráulica.

Em seguida, foram iniciadas as ações de retirada de parte dos produtos e rescaldo dos que foram afetados pelas chamas.

Os Bombeiros utilizaram quatro mil litros de água na operação que durou aproximadamente 1h30m.

Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros Voluntários de Pomerode

Notícias relacionadas